
A nutricionista Katia Souto, do departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Campinas dá dicas para montar uma lancheira com alimentos caseiros e fáceis de preparar. “Primeiramente precisamos saber quantos lanches a criança realizará na escola e se há possibilidade de guardar alimentos na geladeira do colégio para melhor organização do que será enviado”, destaca.
E anote aí: "Precisamos entender que criar hábitos saudáveis na infância forma adultos conscientes sobre o cuidado com a alimentação e com a saúde", diz Katia. Para isso, a dica é “descascar mais e desembalar menos”.
Então, para uma lancheira nutritiva e saborosa é preciso evitar alimentos ultraprocessados – sucos de caixinha, bolinho pronto, refrigerantes, salgadinhos, biscoito recheado...enfim, todo alimento que tenha aquela lista enorme de ingredientes no rótulo. Bom mesmo é enviar sempre uma fruta para que a criança aprenda a ter hábitos de consumir frutas no dia a dia.
Outra dica importante é preparar suco de fruta natural, vitamina de abacate (preparar e congelar) ou suco de uva integral.
Uma alternativa de lanche é deixar pronto na geladeira o bolinho saudável de banana, maçã ou uva passas com cacau 50% sem açúcar. Outras opções são o biscoito de polvilho caseiro, a bisnaguinha de batata doce, a panqueca de banana (com aveia e ovo), o bolinho de legumes com ovo e torta de legumes.
Kátia indica também a pipoca para crianças maiores de cinco anos, o tomate cereja com uma pitada de sal, a mandioca ou a batata doce.
Como exemplo para dois lanches para um dia na escola, a dica da nuttri é uma maçã, um suco natural de fruta (maracujá e laranja) e bisnaguinha de batata doce ou uma vitamina de abacate e biscoito de polvilho caseiro.
Caso a escola não tenha onde refrigerar os alimentos, pode-se enviar plaquinha de gelo na lancheira para conservação. “Sabemos que a rotina da família é muito corrida quando os pais trabalham, sendo assim, a orientação da nutricionista é sempre ter biscoitos simples de polvilho ou água e sal, suco de uva integral, água de coco ou iogurte natural em casa. Esta estratégia facilita a montagem da lancheira em dias em que não foi possível preparar alimentos em casa”, diz. Lembrando que deve ser eventual e não diariamente o envio destes alimentos prontos.
Confira receitas:
Bolinho de banana com aveia
Ingredientes
2 bananas grande
1 ovo
1 colher de sopa de cacau em pó 50%
4 colheres de sopa de aveia ou farinha de arroz
1 colher de café de fermento em pó
Modo de preparo
Em uma vasilha amassar a banana
Acrescentar o ovo e mexer
Acrescentar o cacau e o a farinha e mexer
Acrescentar o fermento
Porcionar em forminhas de silicone até a metade
Assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos
Rendimento: aproximadamente 6 bolinhos
Bisnaguinha de batata doce
Ingredientes
2 unidades de batata doce pequena (200g) cozida
2 ovos
2 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de leite em pó
1 colher de chá de fermento em pó
sal a gosto
Modo de preparo
Lavar, cozinhar e amassar a batata doce
Misturar a batata doce com os ovos e o óleo
Acrescentar o leite em pó e depois o fermento
Dividir a massa em 16 porções
Modelar em formato de bisnaguinha
Assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar
Rendimento: aproximadamente 16 bisnaguinhas