Banco de Alimentos arrecada 975 kg de doações no "Pedala Campinas"


Últimos Vídeos

15/12/2017
TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2017

14/12/2017
PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2015

01/12/2017
PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2017

ver todas as licitações em andamento.
 
  Ameixa

A ameixa autêntica (Prunus doméstica) tem diversos nomes, que variam de acordo com o local onde ela é cultivada.

É um fruto comestível da ameixeira e devido seu alto conteúdo em fibra (especialmente pectina) é uma fruta laxativa e recomendada contra a prisão de ventre.

Em 100 gr contém em média 52,5 calorias, 13,9 gr de carboidratos, 0,8 gr de proteína, 2,4 gr fibra, 5,7 gr de cálcio, 7,6 mg vit C, 13,9 gr de fósforo, 5,5 mg de magnésio.

É um alimento saboroso e saudável, pode ser consumida ao natural, seca ou demolhada e   também na forma de compotas, geleias, sopas, purês, em bolos ou em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas.

Atua como agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite etc; ácidos e/ou gorduras originados por uma alimentação excessiva, à base de proteínas, gorduras saturadas e colesterol.

A ameixa fresca é indicada contra as hemorroidas.

Sendo diurética, recomenda-se contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda "desobstruente" do fígado, "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo, também costuma ser empregada no tratamento das afecções das vias respiratórias (anginas, catarros etc.).

Na hora de escolher a fruta ao natural, segure o fruto e veja se as fibras estão firmes, ou seja, sem depressões na casca, falhas ou manchas. Evite os frutos muito maduros, exceto se você for fazer a polpa e congelar para uso posterior.

 

Mousse de ameixa fresca

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite,300 g de ameixa, 1 gelatina sem sabor,2 xícaras de água, açúcar a gosto

Modo de Preparo: Coloque as ameixas e a água em uma panela, leve ao fogo e faça uma calda, depois coloque no liquidificador a calda de ameixas o leite condensado e o creme de leite e o açúcar e bata bem.

Prepare a gelatina sem sabor como manda o modo de preparo e junte aos demais ingredientes que já estão no liquidificador e bata mais um pouco, depois e só colocar num refratário na geladeira e esperar ficar consistente.

Rendimento: 6 porções

Crumble com ameixas frescas

Ingredientes:500 gramas de ameixa fresca e sem caroço,100 gramas de açúcar ,2 colheres de sopa de manteiga,200 gramas de chantilly,200 gramas de farinha de trigo (cobertura),100 gramas de manteiga gelada em cubos (cobertura),80 gramas de açúcar refinado

Modo de preparo: Corte as ameixas em cubos grandes e reserve. Em uma panela, leve ao fogo a manteiga até derreter, coloque o açúcar e as ameixas, mexa até que o açúcar se dissolva. Cozinhe até que as ameixas fiquem macias. Reserve. Em uma tigela coloque o trigo, a manteiga e o açúcar. Com as pontas dos dedos misture os ingredientes até que a manteiga se dissolva e forme uma farofa bem soltinha. Em um refratário coloque um pouco da farofa, as ameixas cozidas por cima e cubra com bastante farofa. Asse em forno preaquecido à 180 graus C por 35 a 40 minutos. Retire do forno.

Rendimento: 4 porções

 

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameixeira

http://www.tabelanutricional.com.br/ameixa-crua

http://www.tudogostoso.com.br/receita/125340-mousse-de-ameixa.html

http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/receitas-pratos/crumble-com-ameixas-frescas/

 

Autor: Nutricionista - Audicéia de Fátima Januário, CRN 4913


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital