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  Ervilha

A ervilha (Pisum sativum) é uma leguminosa originária da Ásia Ocidental de onde foi levada para a Índia e de lá para Europa, chegando ao Brasil através dos colonos portugueses.

É bastante nutritiva, possui alto teor de proteínas, aminoácidos, rica em carboidratos e elevada proporção de fibras. Além de possuir vitamina A, C, do complexo B, cobre, cálcio, fósforo, ferro e potássio. É amplamente utilizada no preparo de sopas, caldos, purês, refogada, no arroz. Bons acompanhamentos incluem bacon, frango e ovos cozidos. Entre os condimentos se destacam a hortelã, a salsa e o estragão.

A ervilha seca deve ser mantida em recipiente fechado, em local seco e fresco. Os grãos perdem qualidade sensorial ao longo do tempo e por isso devem, preferencialmente, ser consumidos no prazo de um ano após a compra.

O preparo da ervilha é semelhante ao preparo do feijão. Deve-se selecionar os grãos, para remover aqueles danificados, e lavar em água para remover poeira e outras sujidades. Para cozinhar, utilize 2 xícaras de água para 1 xícara de grão seco (lembrando-se que 1 xícara de grão seco rende 2 xícaras de grão cozido). A ervilha cozida pode ser mantida em geladeira por até 3 dias ou no congelador por até 6 meses.

Purê de ervilha (Tempo de preparo: 35 minutos/ Rendimento: 2 porções)

Ingredientes:

2 xícaras de ervilha seca cozida

½ xícara de creme de leite

¼ xícara de leite

1 xícara de salsinha e hortelã picadas

Sal, pimenta e alho a gosto

Manteiga para refogar

Bacon (opcional)

 

Modo de preparo:

1.  Coloque em uma panela a ervilha e a água e leve ao fogo. Cozinhe até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até amaciar. Escorra e reserve o líquido;

2.  Bata no liquidificador a ervilha cozida com o creme de leite, o leite, a salsinha e a hortelã;

3.  Refogue o alho na manteiga. Adicione a massa do purê e tempere com sal e pimenta;

4.  Ajuste o ponto do purê adicionando mais leite, ou a água de cozimento, em quantidade necessária para obter a consistência desejada;

5.  Caso queira, frite alguns pedaços de bacon e acrescente na hora de servir.

Bibliografia

Pisum Sativum e suas proteínas. Revista Aditivos & Ingredientes, São Paulo, nº 84, 2011. Disponível em: <http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040963272001460640964.pdf> Acesso em: 13/06/2018

LANA, Milza. Legume seco, como comprar, conservar e consumir: Ervilha seca. Brasília, 2017. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1082067/legume-seco-como-comprar-conservar-e-consumir-ervilha-seca> Acesso em: 13/06/2018

 

Autor: Raquel Tafarello CRN 108236/T


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