Aula show para os alunos da cozinha Ceasa-USF


Últimos Vídeos

01/08/2018
PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Nº 001/2018

27/07/2018
CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 002/2018

29/06/2018
CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 001/2018

ver todas as licitações em andamento.
 
  Laranja Quincam

Quincam, Kinkan (japonês) e Kumquat (chinês) significam “laranja de ouro”. Antigamente, no Brasil era conhecida como “laranjinha doce” e hoje como “laranja” quincam ou simplesmente quincam.

Apesar de sua aparência, diferentemente das outras laranjas a espécie pertence ao gênero Fortunella e não ao Citrus (que inclui laranjas e tangerinas, entre, outras) apresentando características como a menor quantidade de gomos e a casca fina permitindo o consumo da fruta in natura.

Forma mais consumida pelos japoneses, com a casca e tudo. No Japão, país onde a maioria das frutas custa muito caro, a quincam é barata e muito popular e diz à lenda que é uma fruta que traz felicidade. Já no Brasil a quincam é mais consumida em forma de caldas, geleias ou compotas.

A quincam é uma fruta rica em vitamina C, cálcio, potássio e boa fonte de vitamina A, fósforo, além, de outros micronutrientes e 100g de quincam contém apenas 71 calorias.

Sendo, assim, uma fruta comprovadamente benéfica à saúde, principalmente se for consumida in natura com a casca e tudo, pois, segundo uma pesquisa realizada no Instituto Agronômico do Mediterrâneo em Chania, Grécia a casca da quincam é rica em polifenóis bioativos, com ação antioxidante e eficiente no combate aos radicais livres e às inflamações, auxiliando em enfermidades como a obesidade que é uma doença inflamatória.

Bolo de Quincam

Ingredientes:

15 Quincans (sem sementes)

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

½ xícara (chá) de açúcar

4 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Higienize as quincans, retire as sementes e reserve.

Bata no liquidificador os ovos inteiros, as quincans, o açúcar e o óleo.

Despeje em um recipiente e misture a farinha de trigo e o fermento com o auxílio de uma espátula até obter uma massa homogênea.

Unte uma forma média redonda com furo no meio com margarina e polvilhe farinha de trigo.

Asse em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Referencias:

Silva, S.; Tassara, H. Frutas Brasil frutas. Melhoramentos. São Paulo, SP (Brazil). 2005. 324 p.

Sadek ES, Makris DP, Kefalas P. Polyphenolic composition and antioxidant characteristics of kumquat (Fortunella margarita) peel fractions. Plant Foods Hum Nutr. 2009 Dec;64(4):297-302.

 

Autor: Adriano Naka, Nutricionista CRN3 43068.

 

 

Autor:


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital