Consumo de frutas aumentam por conta do calor


Últimos Vídeos

24/01/2019
PREGÃO PRESENCIAL N.º 017/2018

24/01/2019
PREGÃO PRESENCIAL N.º 018/2018

24/01/2019
PROCEDIMENTO LICITATÓRIO N.º 005/2018

ver todas as licitações em andamento.
 
          Objetivos do Banco de Alimentos

Objetivo Geral

Constituir em Campinas, sob uma gestão colegiada e participativa, coordenada pela Prefeitura por meio da Ceasa-Campinas e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, um Banco de Alimentos. Sua missão será desenvolver uma política de envolvimento de unidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, visando obter doações que, depois de analisados, selecionados, classificados e embalados, sejam distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais de acordo com suas reais necessidades e em caráter suplementar. Os beneficiados serão definidos de acordo com avaliação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pela equipe técnica do Banco.

Objetivos Específicos

  • Identificar e avaliar as entidades, associações e organizações sociais que fazem algum tipo de atendimento alimentar à pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, levantando dados confiáveis sobre métodos de funcionamento, população atendida, volumes e qualidade dos alimentos consumidos.
  • Realizar campanhas regulares de conscientização da sociedade sobre a urgência do combate à fome e os benefícios coletivos da eliminação dos desperdícios e do respeito às normas sanitárias no uso de alimentos, contribuindo para resgatar laços de civilidade e solidariedade entre a população de diferentes camadas sociais.
  • Realizar cursos específicos de capacitação em técnicas de eliminação de desperdícios e normas sanitárias no uso de alimentos voltados para os responsáveis pelos serviços alimentares das entidades beneficiárias e para os funcionários e gerentes das empresas comerciais e industriais de alimentos.
  • Manter contato e troca de experiências com experiências com objetivo e método semelhantes do Brasil e do exterior, visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Programa.
  • Divulgar amplamente a experiência do Banco Municipal de Alimentos estimulando outros municípios a adotarem iniciativas semelhantes.
  • Contribuir para a harmonização das diversas iniciativas governamentais e não governamentais de combate à fome no município de Campinas, estimulando a troca de experiências e a integração de esforços.
  • Identificar e avaliar o potencial de doações das unidades comerciais e industriais do município e desenvolver planos que propiciem as condições necessárias para a ampliação das doações regulares e eventuais de produtos alimentícios, equipamentos e outras.
  • Estabelecer convênios com laboratórios e instituições científicas que possam apoiar o trabalho de avaliação e controle da qualidade dos alimentos encaminhados pelo Programa às entidades beneficiárias.
  • Desenvolver esforços visando a alteração da legislação brasileira com vistas a estimular e facilitar a doação de alimentos como prática cidadã e solidária.

 


Veja também
Como ser um Doador
História
Objetivos
Beneficiados
Saiba mais


Documentos
Convênio entre a PMC e a Ceasa-Campinas
Lei de Criação do Banco de Alimentos
Lei sobre doação de alimentos
Regimento Interno
Regulamentação da lei de doação de alimentos
Termo de Compromisso das
Entidades / Organizações Beneficiárias


Veja também
Inovações e Projetos Especiais
Objetivos
Supervisão nutricional
Atendimentos
Beneficiados e escolas
Cardápios e receitas
Convênio Ceasa e Prefeitura
Histórico da alimentação escolar na Ceasa
Histórico da alimentação escolar no Brasil
Alimentação Escolar

 

Veja também
Cartilha Alim Saudável 1º ano de vida
Albúm Alim saudável Crianças com Menos de 2 anos
Apresentação Educação Nutricional - USP
Aula de Educação Alimentar para Ensino Fundamental
Cartilha para Crianças - Educação Alimentar
Guia Alimentar para Crianças com Menores de 2 anos
Portaria - Ministérios Educação Alimentar


Veja também
Alimentação escolar
Banco de alimentos, ISA e Prato cheio
Meio ambiente
Trabalho e renda

Fazer download do Adobe Reader

Para fazer o download desses documentos e lê-los, é necessário que o Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Clique no link do Acrobat Reader abaixo para fazer download do software e instalá-lo gratuitamente.



Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital