Consumo de frutas aumentam por conta do calor


Últimos Vídeos

18/12/2018
PREGÃO PRESENCIAL Nº 014/2018

13/12/2018
PROCEDIMENTO LICITATÓRIO N.º 007/2018

14/11/2018
PREGÃO PRESENCIAL N.º 012/2018

ver todas as licitações em andamento.
 

         Abacate

O abacate (Persea americana) é originário do México, América Central e norte da América do Sul. A casca do abacate saudável tem coloração verde-oliva e brilhante, a polpa é espessa e cremosa, de coloração verde-amarelada. Devido à cremosidade e ao sabor suave, indefinido e pouco açucarado de sua polpa, apresenta grande versatilidade para o consumo, adaptando-se tanto a pratos doces como salgados.

Informações Nutricionais

É um fruto que contém alto teor de lipídios (gorduras). Por este motivo, seu conteúdo energético é particularmente elevado.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 4
Glicídios (g) 6
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 16
Fibras alimentares (g) 1
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 20
Vitamina B1 (mg) 70
Vitamina B2 (mg) 100
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 10
Minerais Sódio (mg) 46
Potássio (mg) 347
Cálcio (mg) 13
Fósforo (mg) 47
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 176

 

Como Comprar

Prefira os abacates que parecem pesados em relação ao tamanho (mais densos). Faça leve pressão na superfície dos frutos com os dedos. Devem estar firmes, apenas começando a amolecer.

Como Conservar

Os frutos ainda duros ou bem firmes devem ser amadurecidos à temperatura ambiente. Não devem ser colocados na geladeira enquanto ainda estiverem duros. Uma vez maduros, devem ser rapidamente consumidos, pois são muito perecíveis. Contudo, se necessário, ainda podem ser mantidos alguns dias em geladeira.

Como Consumir

Os abacates estão bons para o consumo quando a polpa se encontra ligeiramente macia, mas não pastosa ou descorada. A polpa do abacate em pedaços, amassada ou em creme, pode ser misturada com açúcar ou mel, acrescida ou não de gotas de limão. Pode também ser batida com leite ou com o suco de outras frutas e bebida como "vitamina". Não é costume no Brasil, mas em outros países o abacate é utilizado como ingrediente em saladas, em pedaços ou em creme. Temperado com sal, pimenta e outros condimentos, o abacate é servido como acompanhamento para pães e pratos salgados.




Veja também
Alimentação e Saúde
Conheça os Hortifrutis
Padronização
Produtos de época
Previsão do tempo
Cotação do dólar

Topo

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital