Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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         Coco

Planta típica das regiões tropicais, o coqueiro (Cocos nucifera), é originário do arquipélago malaio, de onde foi trazido para o Brasil pelos colonizadores em meados do século XIV. É uma palmeira com caule sem ramificação que pode atingir até 26 metros de altura. O fruto é coberto por uma casca lisa, dura e fibrosa, de cor verde, quando ainda não maduro. A semente é constituída por uma casca dura, uma polpa (endosperma sólido) de cor branca, carnuda e adocicada. Em seu interior se encontra água (endosperma líquido).

Informações Nutricionais

Com teor excepcional de glicídios (açúcares) e lipídios (gorduras) o coco destaca-se dos demais frutos pelo alto conteúdo energético. Apresenta também elevado teor de cálcio e de ferro.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 27
Proteínas (g) 5
Lipídios (g) 50
Fibras alimentares (g) 0
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 0
Vitamina B1 (mg) 60
Vitamina B2 (mg) 40
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 8
Minerais Sódio (mg) 46
Potássio (mg) 302
Cálcio (mg) 43
Fósforo (mg) 191
Ferro (mg) 3
Conteúdo energético (kcal) 589

 

Como Comprar

Para saber se o coco está em boas condições é suficiente bater na casca. Se o som for oco, está estragado.

Como Conservar

O coco verde conserva-se em geladeira por 15 dias.

Como Consumir

A polpa pode ser consumida nas formas madura e gelatinosa. Pode ser comida crua, inteira ou ralada, ou na forma de ingredientes para pratos assados ou cozidos. Consome-se também água de coco, que é um ótimo hidratante, o leite de coco e o óleo de coco, obtido industrialmente.




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