Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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          Batata
A batata é considerada a terceira maior fonte de alimento para a humanidade, apenas superada pelo arroz e pelo trigo. É originária da América do Sul, apesar de ser popularmente referida como batata inglesa. No Brasil, a região centro-sul responde por mais de 90% da produção anual. A espécie Solanum tuberosum a de maior interesse econômico. A parte utilizada são as raízes tuberosas. A parte aérea da planta atinge cerca de 50 a 60 cm de altura. As raízes são superficiais, longas e delicadas, concentrando-se entre a superfície do solo e a profundidade de 10 cm.

Informações Nutricionais

Após descascadas e cozidas, contêm cerca de 20% de amido.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 19
Proteínas (g) 2
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 0
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 5
Vitamina B1 (mg) 45
Vitamina B2 (mg) 21
Vitamina B3 (mg) 1
Vitamina C (mg) 13
Minerais Sódio (mg) 47
Potássio (mg) 394
Cálcio (mg) 11
Fósforo (mg) 56
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 85

 

Como Comprar

Devem estar lisas, firmes, sem manchas esverdeadas e livres de brotos. As batatas esverdeadas e as que estão com brotos nunca devem ser consumidas, pois causam cólicas, gastrite e disenteria.

Como Conservar

Em local arejado e fresco, à temperatura ambiente, conserva-se por até 30 dias. Para períodos mais longos, é necessário dispor de ambientes com temperatura entre 6 e 10° C e elevada umidade relativa do ar (85 a 95%). Neste caso, pode ser armazenada por até oito meses.

Como Consumir

Sirva batatas assadas como alternativa para um jantar rápido. Ponha uma variedade de acompanhamentos como: queijo, molho pronto para salada, pimentão ou cebola picados, etc.




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