Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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          Cenoura

A parte mais consumida da cenoura (Daucus carota) é a raiz tuberosa, carnuda, lisa, de formato cilíndrico ou cônico e coloração alaranjada. O caule não é perceptível.

Informações Nutricionais

Excelente fonte de vitamina A. Boa fonte de vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, potássio e sódio. Contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. Ajuda na formação de dentes e ossos.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 7
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 3
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 2813
Vitamina B1 (mg) 97
Vitamina B2 (mg) 59
Vitamina B3 (mg) 1
Vitamina C (mg) 9
Minerais Sódio (mg) 35
Potássio (mg) 323
Cálcio (mg) 27
Fósforo (mg) 44
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 34

 

Como Comprar

Escolha as firmes, lisas, sem rugas, de aparência fresca e de cor laranja-vivo. Cenouras ainda com ramas são possivelmente as mais frescas.

Como Conservar

À temperatura ambiente conservam-se por três a cinco dias, em local seco e arejado. Na geladeira pode permanecer em boas condições por até duas semanas, devendo ser acondicionadas em sacos plásticos transparentes.

Como Consumir

Crua – serve-se em saladas, inteira ou ralada, e temperada com limão. Cozidas – quando submetidas ao cozimento adquirem sabor mais doce. Mantém o beta-caroteno. Suco – saboroso e nutritivo.




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