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          Chicória

A chicória (Cichorium endivia) é cultivada na região centro-sul do país e não forma cabeças: produz folhas soltas, que podem ser crespas ou lisas. Na Europa consideram-se geralmente duas hortaliças distintas: a chicória crespa (indivia) e a lisa (escarola).

Informações Nutricionais

As folhas da chicória destacam-se das demais hortaliças pelo seu elevado teor de potássio.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 2
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 1
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 330
Vitamina B1 (mg) 70
Vitamina B2 (mg) 140
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 6
Minerais Sódio (mg) 105
Potássio (mg) 519
Cálcio (mg) 29
Fósforo (mg) 27
Ferro (mg) 1
Conteúdo energético (kcal) 20

 

Como Comprar

Dê preferência à chicória de folhas limpas, cor brilhante e sem picadas de insetos. A chicória lisa (escarola) mais apreciada é a que atinge 20 a 22 cm de diâmetro (transversal e longitudinal).

Como Conservar

Guarde em geladeira, em sacos plásticos e sem lavar, por até 7 dias.

Como Consumir

É geralmente consumida crua, em saladas. Também é usada em pratos cozidos e assados.




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