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          Couve

As couves eram usadas como alimentos já na época greco-romana. Os gregos além de apreciá-las como alimento, descobriram suas propriedades medicinais. Há algumas décadas, descobriu-se que a couve tem ação anti-câncer e outras propriedades medicinais. Atualmente, a couve comum ou couve-manteiga (Brassica oleracea) é uma das hortaliças mais populares na região centro-sul do Brasil.

Informações Nutricionais

A couve destaca-se entre as demais hortaliças pelos teores das vitaminas A1 (retinol) e B2 (riboflavina), e dos minerais cálcio e ferro.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 4
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 1
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 750
Vitamina B1 (mg) 96
Vitamina B2 (mg) 247
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 108
Minerais Sódio (mg) 244
Potássio (mg) 358
Cálcio (mg) 330
Fósforo (mg) 66
Ferro (mg) 2
Conteúdo energético (kcal) 24

 

Como Comprar

Verifique se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha.

Como Conservar

Conserva-se em saco plástico transparente na parte inferior da geladeira por cinco dias.

Como Consumir

As folhas podem ser consumidas cruas, em saladas. Pode-se também ser cozidas (a forma ideal é o cozimento à vapor, para se evitar a perda das propriedades medicinais). O suco da couve também é muito apreciado.




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