Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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          Inhame

A parte consumida do inhame (Colocasia esculenta) é a raiz tuberosa. É muito utilizado em várias regiões tropicais e sub-tropicais, nas quais as temperaturas elevadas impedem o cultivo da batata, destacando-se as ilhas do Pacífico. Ainda é pouco encontrado na região centro-sul do país.

Informações Nutricionais

O inhame é superior à batata em teores de amido, proteína e vitaminas do complexo B. Além disso, tem mais alta digestibilidade e exige menos tempo de digestão do que a batata.

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 23
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 4
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 0
Vitamina B1 (mg) 112
Vitamina B2 (mg) 32
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 17
Minerais Sódio (mg) 9
Potássio (mg) 816
Cálcio (mg) 17
Fósforo (mg) 55
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 103

 

Como Comprar

Os inhames mais valorizados comercialmente apresentam diâmetro em torno de 6 cm e comprimento de 10 a 12 cm, com peso entre 100 e 200 g. Escolha os de menor tamanho e que não estejam com brotos.

Como Conservar

A melhor temperatura é em torno de 10ºC, em ambiente bem ventilado. Pode ser conservado em local fresco e ventilado por até 30 dias.

Como Consumir

Consome-se geralmente após cozimento. Pode também ser assado ou frito. O purê de inhame, associado ou não com batatas, é muito apreciado.




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