Calceolaria é o nome popular de um grupo de híbridos, originários do cruzamento entre três diferentes espécies de Calceolaria: C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana, todas originárias do Chile. Ela é uma florífera perene, muito cultivada especificamente como planta envasada. Apresenta caule ramificado, de textura herbácea e pequeno porte, alcançando cerca de 30 cm de altura. Suas folhas são verdes, ovaladas, pubescentes, bastante rugosas, com nervuras bem marcadas e bordos denteados.
As inflorescências são retas e ramificadas, compostas por numerosas flores amarelas, vermelhas ou alaranjadas, além de misturas destas cores e pontilhados marrons. A flor é muito singular, com a pétala inferior inflada, semelhante a uma pequena bolsa. A floração estende-se pelo inverno e primavera. Sua utilização atual encontra-se concentrada na decoração de interiores, em vasos e floreiras durante o período de floração.
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou iluminação difusa, em substrato fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e irrigações frequentes. Aprecia o clima ameno, podendo ser aproveitada em locais de clima subtropical e tropical de altitude, sendo adequada para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual. Em locais de clima temperado, pode ser plantada em estufas, protegida do frio intenso. Apesar de perene é tratada como anual. Multiplica-se por sementes que germinam em 10 dias.
Fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/calceolaria-calceolaria-x-herbeohybrida.html