Também conhecido como abricó, o damasco é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. Pertence à família do pêssego, mas é menor e de sabor mais ácido. Tanto o fresco como o seco, pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de pratos doces ou salgados.
O damasco é nutritivo e rico em fibras que ajudam o funcionamento intestinal e importante na prevenção de doenças como câncer de colón e no controle do colesterol. Contem betacaroteno, que dá aquela força no bronzeado e é um poderoso antioxidante ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.
O potássio presente no damasco é um mineral capaz de regular a pressão arterial e ajudar a evitar o acidente vascular cerebral. Contem ainda ácido fólico, que previne a malformação fetal; ferro que previne a anemia e vitaminas A, B, C e E. Também é rico em boro, um mineral envolvido na prevenção da osteoporose e em licopeno que ajuda a prevenir o câncer, doenças do coração e enfartes.
Cada 100 gramas de damasco fresco tem 54 calorias, 12,3 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas e 0,1 de lipídio. Na fruta seca são 131 calorias, 29,6 gramas de carboidratos e 3 de proteínas para o mesmo volume.
Na hora da compra é importante observar se a casca do fruto está brilhante, sem machucados ou marcas de insetos. A polpa tem de ser firme, cedendo levemente à pressão dos dedos.
Receita
Salada de acelga com damasco e tâmaras
Ingredientes:
- 1 acelga
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 copo de iogurte natural
- 1 copo de maionese
- 200 gramas de damasco
- 200 gramas tâmaras
- 200 gramas nozes moída
- 200 gramas peito de peru
- sal, azeite e vinagre para o tempero a gosto
Modo de preparo:
Corte a acelga, as tâmaras, o damasco (reserve algumas unidades para decorar) e o peito de peru em tiras finas. Misture e tempere com sal, azeite e vinagre.
Misture e maionese com o iogurte natural e depois coloque e misture com a salada. Decore com o restante do damasco e sirva gelado.