O gengibre é um rizoma de origem asiática, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do planeta. Muito utilizado na culinária oriental, no Brasil tem um grande consumo neste período de festas juninas para o preparo de bebidas. Como planta medicinal é uma das mais antigas e populares do mundo, utilizada desde a antiguidade no combate a dores. Seus efeitos terapêuticos são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias. Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a ação do gengibre sobre o sistema digestivo tornando-a oficialmente indicado para combater enjôo e náuseas.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços frescos fervidos em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólica menstruais. Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulente. O rizoma também é usado contra a perda de apetite, diarréia, vômitos e dor abdominal.
De sabor picante, o gengibre pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shouga) feitas com os rizomas jovens são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no sudoeste asiático.
RECEITAS
Sopa de abóbora com gengibre
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
1 kg de abóbora de pescoço
1 unidade de cebola
2 colheres sopa de manteiga
1 colher chá de sal
1 colher sopa de gengibre em pó
Modo de preparo
Refogue a cebola na manteiga. Acrescente a abóbora, tempere com sal e cubrir com água. |
Chá de gengibre
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
1 ½ litro de água
2 colheres de sopa de gengibre
1 rodela de limão sem casca
4 colheres de açúcar
Cravo
Canela
· &n