Além de saborosa, a goiaba tem um grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C. Esta vitamina é importante no combate às infecções, hemorragias, além de fortalecer os ossos e dentes e ajudar na cicatrização de cortes e queimaduras.
Também possui vitamina A, que é boa para a visão, pele e mucosas, e vitamina B1 importante para a regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo e para a tonificação do músculo cardíaco. Contém também sais minerais como cálcio, fósforo e ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo ser inserida em qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles que possuem um aparelho digestivo delicado ou por quem tenha problemas intestinais como diarréias e estomatites. Como chá é eficiente nas infecções da boca e garganta através de gargarejos ou para lavagens de úlceras e irritações vaginais.
De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, pois conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C. É ainda excelente para se preparar doces, sorvetes e coquetéis.
Para conservá-la, o melhor é limpar e guardar na geladeira, pois estraga com facilidade. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira. Seu período de safra vai de janeiro a maio.
Receita
Bolo de Goiaba
Ingredientes:
Massa
1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara(chá) de açúcar
3 ovos
2 xícaras(chá) de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento em pó
1 colher(chá) de baunilha(opcional)
1 pitada de cravo em pó
Cobertura
3 goiabas frescas em fatias
3 colheres(sopa) de açúcar
1 colher(sopa) de canela em pó
Modo de fazer:
Na batedeira coloque para bater a margarina, o açúcar, os ovos, a farinha, o fermento e o cravo, até formar uma massa homogênea.
Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada.
Cubra toda a superfície do bolo com as fatias de goiaba. Misture o açúcar com a canela em pó e polvilhe sobre as goiabas. Asse em forno médio, pré-aquecido.