1ª versão do manual de boas práticas das ceasas é apresentado no RS

Uma minuta do Manual de Boas Práticas das Ceasas Brasileiras será apresentada no próximo dia 20 de março durante o Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), que acontece em Porto Alegre (RS). Esta primeira versão do Manual foi finalizada em reunião que aconteceu na Ceasa Campinas, no último dia 13 de março, da comissão eleita no Encontro da Abracen, em dezembro de 2013, em Campinas.
A comissão escolhida para redigir o manual é composta pelo gerente da Ceagesp, de São Paulo, José Lourenço Pechtoll e pelos diretores da Ceasa Campinas (SP) e da Ceasa Espírito Santo (ES), Claudinei Barbosa e Carmo Robilotta Zeitune, respectivamente. Na reunião que finalizou o texto, no último dia 13, também participou o gerente da Central campineira, Elton Tamilheiro. O documento final foi baseado nas diretrizes e discussões realizadas pelas 25 ceasas participantes do Encontro em Campinas.
A minuta será avaliada no evento de Porto Alegre onde será definido um prazo para que as ceasas apresentem sugestões. Segundo o diretor da Ceasa Campinas, Claudinei Barbosa, o documento se divide em três temas principais: infraestrutura física e operacional das ceasas; administração legal, ética e transparente dos entrepostos e boas práticas em alimentação com destaque para parcerias constantes das centrais com os órgãos de fiscalização.
O Manual de Boas Práticas das Ceasas é um guia para orientar os gestores das centrais brasileiras. Ele pretende apontar diretrizes que todas as ceasas que desejarem podem seguir para aumentar sua competitividade e atender as exigências do mercado atual. O objetivo de editar o Manual é ajudar a modernizar as centrais brasileiras para que garantam a qualidade dos produtos, o aperfeiçoamento do comércio, da estrutura e dos procedimentos.