20 anos de comercialização de flores na CEASA-Campinas

 Em função da proximidade com dois grandes polos produtivos de flores e plantas ornamentais, iniciava-se na CEASA/Campinas, em 05 de agosto de 1993, a primeira feira de comercialização de flores, plantas ornamentais e acessórios, do setor.

Na época, produtores da região de Atibaia, Holambra e Campinas, com o intuito de expandirem sua produção e aumentar o número de clientes, demonstraram interesse em comparecer neste entreposto para comercializar seus produtos, dando inicio à ideia de que no município de Campinas, poderia se instalar, um grande centro atacadista de flores e plantas ornamentais que atenderia todas as regiões do Brasil com estes produtos.

E a comercialização foi se intensificando, quando mais floriculturas, decoradores, paisagistas, e outras empresas que trabalhavam com os produtos do setor, de toda a região, passaram a adquirir estes produtos nesta central.

Porém, o local em que ocorria a comercialização era precário, a céu aberto, em um estacionamento interno, aonde os produtores chegavam com os caminhões e deixavam expostos os produtos na frente do caminhão.

Com o fortalecimento da comercialização e o crescimento no movimento de empresas que compareciam na CEASA para a compra de flores e plantas ornamentais, o grupo de produtores se uniu e fundou a Associação dos Produtores de Flores, Plantas ornamentais, Mudas e Acessórios da região de Campinas, que em parceria com a Diretoria da CEASA/Campinas, iniciaram estudos para a construção de um galpão que abrigaria um centro atacadista de comercialização de flores, plantas ornamentais e acessórios, e seria denominado Mercado Permanente de Flores da CEASA/Campinas.

Com esta parceria, em fevereiro de 1995, começa a funcionar o Mercado Permanente de Flores da CEASA/Campinas, incialmente com 384 módulos de 24 m² cada.

O bom desempenho do Mercado nos anos que seguiram, e a grande demanda por áreas, por outros produtores que também tinham interesse em estar no local comercializando seus produtos, foram responsáveis para que no ano de 2.000, o Mercado tivesse sua área ampliada, e hoje, a comercialização de produtos do setor é realizada em uma área coberta, de 30.000 m², com 504 módulos, sendo utilizada mais uma área de aproximadamente 40.000 m², para estacionamento de veículos de passeio, utilitários leves e pesados.

Ao longo destes 20 anos, podemos afirmar que a CEASA/Campinas contribuiu favoravelmente para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais, pois, ao disponibilizar aos produtores um centro atacadista para escoamento da produção, estes investiram e aumentaram suas áreas produtivas, para atender a demanda dos clientes, oriundos de todos os estados do país, gerando emprego e renda nas suas regiões de produção.       


Ana Rita Pires Stenico
Gerente do Departamento de Flores
Ceasa Campinas