29°Congresso Internacional da WUWM teve início nesta quinta-feira

O 29°Congresso Internacional da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM) foi aberto pelo prefeito Jonas Donizette nesta quinta-feira, 24 de setembro, no centro de Eventos do Royal Palm Plaza. As atividades acontecem até sexta-feira em Campinas, sendo finalizadas em São Paulo, no sábado.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, participou da cerimônia e elogiou a realização do Congresso no país. “Esse Congresso tem, entre seus desafios, desvendar na ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, caminhos para a segurança alimentar. Creio que realizar no Brasil esse congresso internacional é reconhecer a importância crescente do Brasil como produtor de alimentos. O ministério tem o desafio de prover, e meio da ciência, tecnologia e inovação a produção de grande quantidade de alimentos, a garantia da sua acessibilidade e da segurança alimentar”, comentou.

É a segunda vez que o evento acontece no Brasil e a primeira que a cidade sede não é capital. Para Jonas, reunir mais de 30 países de todo o mundo e colocar em pauta abastecimento, é muito importante. “Esse encontro tem grande importância na cadeia de negócios e também na oferta de alimentos, pois o trabalho das Centrais é fundamental”, ressaltou.

Manuel Estrada, presidente da União Mundial dos Mercados Atacadistas, ressaltou a necessidade de debater sobre o tema. “A mudança climática está afetando os recursos disponíveis e a agricultura. Essa discussão é muito importante para os mercados e para o mundo”, afirmou.

O evento Internacional da WUWM, com a temática: ‘O Meio Ambiente e o futuro dos Mercados Atacadistas’, é promovido  pela ABRACEN – Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, com apoio da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e constitui oportunidade para que associações nacionais e regionais, autoridades locais, interessados que possuam ou operem mercados de alimentos, empresas do mercado privado, institutos e organizações da área possam compartilhar ideias e conceitos, analisar e discutir o estado atual e as perspectivas do setor.

O abastecimento de Alimentos em Campinas

Um dos destaques do penúltimo dia do evento é a visita aos Mercados da Ceasa Campinas. O Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa-Campinas movimenta mais de 60 mil toneladas de frutas, verduras e legumes por mês, o equivalente a cerca de R$ 95 milhões mensais.

Recebe cerca de 20 mil clientes vindos de todas as regiões do País. É responsável pelo abastecimento de mais de 500 municípios e recebe produtos de 700 localidades, inclusive do exterior, em especial dos Estados Unidos, países da América Latina e da Europa, da Nova Zelândia e da China.

O Mercado de Flores é um dos maiores mercados permanentes de flores e plantas ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.

O Mercado que movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, entre outros. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País.