4º dia da SIPAT na Ceasa traz ações para a saúde do trabalhador

Para o quarto dia de palestras da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), convidou o ambulatório do entreposto e o Departamento de Alimentação Escolar para participar com ações para a saúde do trabalhador, no Hall de entrada do prédio da Administração, durante toda a quinta-feira, 25 de setembro.
O diretor administrativo-financeiro, José Afonso Bittencourt, cumprimentou os organizadores da Sipat, manifestando congratulações. “Iniciamos no dia 22 de setembro, com a presença do Dr. Mário Dino Gadioli. Hoje estamos com ações para detectar doenças que não aparecem, como a pressão alta, diabetes. Isso é muito importante e nós, da Diretoria, apoiamos essas atividades”, disse.
Josimeyre Santos, membro da Cipa e uma das organizadoras da Sipat, enfatizou foco principal da semana, que é a saúde do trabalhador. “Não é só uma semana interna de prevenção, mas um momento para colocar em pauta a saúde dos colaboradores. A inciativa é positiva e os colaboradores estão aderindo. A Cipa está feliz porque estão todos participando”, comentou.
Ações durante o dia
De manhã, enfermeiras e profissionais do ambulatório da Central aferiram pressão arterial, fizeram teste de glicemia, distribuíram panfletos, preservativos e sanaram as dúvidas do público participante.
Para a enfermeira do ambulatório da Ceasa, Milene Martins Andrade, a colaboração do ambulatório da Central na semana da Sipat foi com atividades de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação de nutrição. “O paciente não tem muito o hábito de aferir a pressão, por exemplo. Essa ação realizada na Ceasa é uma forma de fazer uma busca ativa por estes pacientes. A pressão pode estar alta e eles não sabem. Muitas vezes o sintoma não aparece de imediato. Detectamos aqui e começamos um acompanhamento no ambulatório”.
Já no período da tarde, uma equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar esclareceu as dúvidas dos colaboradores sobre pirâmide alimentar, alimentação saudável, quantidade de açúcar e sal nos alimentos, educação alimentar, dados antropométricos entre outros assuntos.
A nutricionista do ambulatório, Eliane Aparecida Campos da Silva, explicou a importância das ações preventivas. “As pessoas têm dúvidas de como ter uma alimentação saudável no dia-a-dia e acham  que não conseguem mudar velhos hábitos. E é  muito simples, um exercício físico que é feito, uma fruta que se leva para o trabalho pode fazer grande diferença”, explicou.
 
O encerramento da Sipat será amanhã, ás 9h, com a palestra “Hipertensão – Cuidados com a saúde”. 
Veja fotos da semana em:
https://www.flickr.com/photos/123602490@N05/