7ª Semana da Agricultura Orgânica de Campinas

Começou nesta terça-feira, dia 23 de setembro, a 7ª Semana da Agricultura Orgânica de Campinas. A abertura do evento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em Campinas, e reuniu organizadores, autoridades e produtores rurais.

Segundo José Augusto Maiorano, engenheiro agrônomo e diretor da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), o maior objetivo da Semana é divulgar os produtos orgânicos e mobilizar a população. "A qualidade dos alimentos é uma questão importante, sem falar na técnica de produção que não agride o ambiente e é mais econômica", explicou. Ele calcula que a produção de alimentos sem aditivos químicos em Campinas tem um crescimento anual de cerca de 30%. 

O presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), José Marcos Velasco, reforçou a importância da atividade. "A Ceasa-Campinas é responsável pelo Programa de Segurança Alimentar do município com projetos como a merenda escolar, hortas comunitárias, a distribuição de alimentos através do Isa e outros. Colocar esta preocupação com a segurança alimentar na ordem do dia é fundamental e eventos como este cumprem muito bem este papel", disse.

Após a abertura o Coordenador Geral de Planejamento e Implementação de Projetos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), José Adelmar Batista, proferiu uma palestra com o tema "Políticas do MDA para apoio e desenvolvimento da agricultura familiar: conceitos e práticas para a valorização sócio-ambiental".  Para ele o momento é de reflexão.  "Devemos refletir sobre o que está ocorrendo com nossos alimentos", avaliou.

Também participaram da abertura da Semana da Agricultura Orgânica de Campinas o Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon o coordenador da Cati, Francisco Eduardo Bernal Simões o pró-reitor de Extensão de Assuntos Comunitários da Unicamp, Mohamed Habib e o representante da Casa da Agricultura de Campinas e presidente da ANC, Carlos Reys Vukomanovic.

O que é

Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção agrícola e de criação de animais que conjuga técnicas e insumos naturais renováveis. Ou seja, exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos. O produto orgânico vem identificado com um selo da certificadora que acompanhou o processo de produção que garante a sua origem e qualidade. Campinas conta com diversos pontos de venda de produtos sem agrotóxicos em supermercados e lojas e em feiras periódicas no Centro de Convivência Cultural, às quartas-feiras, e no Bosque dos Jequitibás, às sextas-feiras, sempre das 7h às 11h. 

Objetivo

A Semana da Agricultura Orgânica de Campinas foi criada pela Lei nº 11.230, em 2002, para promover através de atividades como cursos, palestras e oficinas o debate sobre a sustentabilidade do meio ambiente, o sistema de produção orgânico e a importância de uma alimentação saudável.

O evento ocorre uma vez por ano, no final de setembro, e é organizado pela ANC, Cati, Prefeitura de Campinas (por meio da Ceasa-Campinas e da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sindicato Rural, Unicamp e Embrapa. Também conta com o apoio da Câmara Municipal de Campinas, do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e de empresas.

Outras informações sobre as atividades da Semana podem ser obtidas pelos telefones (19) 3213-7759 ou 3743-3875.

Serviço

Confira a programação:

--24 de setembro (quarta-feira)

Local: Salas do Cetati/Cati. Av. Brasil, 2.340, Campinas-SP

8h30 às 17h30 - "Horticultura em vasos", com Jair Medeiros, Engenheiro Agrônomo.

8h30 às 12h - "Técnicas de adubação verde", com Elaine Bahia Wutke, engenheira agrônoma, doutora em Fitotecnia, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

14h às 17h30 - "Alimentação e Saúde", com Michaela Lessmann, nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular pela Faculdade IBEHE.

14h às 17h30 - "Utilização de Produtos Biocompatíveis no Controle de Doenças de Plantas", com Wagner Bettiol, doutor em fitopatologia e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente.

--25 de setembro (quinta-feira)

9h às 12h - Mesa Redonda com o tema "Fortalecimento da Agricultura Orgânica em Campinas"

Local: Auditório da Cati

14h às 15h30 - Palestra com o tema "Recuperação de áreas de APP e reserva legal",  com o Agrônomo e integrante da Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia, José Carlos Perdigão.

Local: Salas do Cetate/Cati

16h às 17h30 - Palestra sobre "Agricultura orgânica para a produção de cosméticos", com Sérgio Camargo (Gerente de Certificação da Natura Cosméticos S.A.)

Local: Salas do Cetate/Cati

--26