Açafrão da terra, utilidades que vão muito além do paladar

O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae). Dela se obtém uma especiaria que transfere aos alimentos uma forte cor amarela, que é também o principal componente do tempero pó de caril.

Benefícios para a saúde

O açafrão da terra é cultivado na Ásia desde a antiguidade. Além da culinária, a especiaria é conhecida por suas propriedades medicinais, graças a presença da curcumina, um pigmento com ações antioxidantes e anti-inflamatória.

Segundo a nutricionista da Ceasa, Ana Paula Coelho Oswaldo, estudos científicos evidenciaram a eficácia da substância no combate ao câncer e outras doenças. “O pigmento presente no açafrão (curcumina) tem sido muito estudado, pois os povos que a utilizavam não têm prevalência de doenças, inclusive vários tipos de câncer e problemas cardíacos. É um antioxidante potente, combate os radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que causam no organismo, entre outros benefícios”, ressaltou.

Receita: Risoto Alla Milanese

Ingredientes:

400 g de arroz carnaroli ou arbório ( específicos para risotos )

½ unidade de cebola ralada

1 dente de alho

3 colheres ( sopa ) de azeite

5 colheres ( sopa ) de manteiga

1 copo de 200 ml de vinho branco seco

1 colher ( sopa ) de açafrão

 

Modo de preparo: Coloque o açafrão numa tigelinha com ½ copo de agua quente e deixe de molho por 2 horas. Numa panela, coloque o azeite e 3 colheres (sopa) de manteiga. Quando derreter, junte a cebola, alho. Deixe suar e coloque o arroz. Mexa em fogo médio por uns 3 minutos. Acrescente o vinho branco e continue mexendo até evaporá-lo. Então inicia o cozimento com caldo, colocando pouco a pouco e mexendo até que seque. Torne a colocar o caldo até completar o cozimento. Na última mexida, coloque o açafrão dissolvido na agua e misture até que o arroz fique todo amarelo. Coloque o restante da manteiga, mexa bem forte, apague o fogo e complete com o queijo.

Dica: sempre que usar essa especiaria (açafrão) lembre-se de lavar os utensílios e equipamentos logo em seguida pois costuma manchar, não só esses equipamentos como também roupas e até mãos. Pode ser consumido salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, no arroz, carnes e legumes. Além disso, o açafrão adiciona uma bela coloração amarelada o que deixa os pratos muito mais atraentes aos olhos.