Ações Educativas da Rede de SAN focam em sustentabilidade e cultivo de hortas comunitárias

Sustentabilidade e a criação de hortas comunitárias estão entre os temas expostos no evento que celebra o início das ações educativas em rede de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do município de Campinas, que acontecerá no dia 30 de abril, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

O encontro é fruto do trabalho em rede de órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa ligados à área de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas, com o objetivo de assegurar processos permanentes de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e de promoção da alimentação adequada e saudável, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

A palestra que abrirá as atividades do dia contará com a presença da pesquisadora da própria instituição, Sra. Margareth Okasaki. A palestrante é mestre em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp e abordará o tema microbiologia e segurança alimentar.

O engenheiro agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo Munhoz, apresentará, após o intervalo, sua experiência com hortas. “Acesso aos alimentos saudáveis, espaço verde que pode ser considerado um laboratório vivo, bem-estar, prática de sustentabilidade, valorização do ser humano e da coletividade são alguns dos benefícios ou bons motivos proporcionados pelo cultivo de uma horta”, explica.

O Brasil é considerado um dos dez países que mais desperdiçam comida em todo o mundo. A iniciativa de cultivar um espaço verde destinado à alimentação, segundo Munhoz, é o caminho direto para promoção da Segurança Alimentar.

Sobre o evento:

Data: 30 de abril

Hora: 8h30

Local: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) - 

Endereço: Av. Brasil, 2280 – Campinas – SP

 

Rede SAN (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social - Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, CEASA Campinas – Banco de Alimentos e Departamento de Alimentação Escolar, Secretaria Municipal de Educação – Coordenadoria de Nutrição, SESC – Mesa Brasil, Metrocamp, Puccamp, Unip, CATI, ITAL, FEAC, SESI, ISA)