Ainda dá para visitar o Jardim Sensorial da Ceasa

Neste sábado, dia 13 de abril, termina a exposição do Jardim Sensorial da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O espaço vai estar aberto das 8h às 12h30, no Mercado de Flores da Central.
Mais de 2,1 mil visitantes passaram pelo Jardim entre os dias 9 e 12 de abril, desde estudantes, atendidos por entidades assistenciais, idosos, crianças e pessoas com deficiência, a frequentadores habituais do local.
O estudante Ivanilton de Souza Andrade, de 20 anos, tem deficiência visual desde que nasceu e veio conhecer o Jardim Sensorial com um grupo do Centro Cultural Louis Braille. “Gostei de tudo, pois me identifico muito com flores e plantas. Sou do Mato Grosso e sempre tive muito contato com a natureza”, relatou.
Também terminam neste sábado as exposições e serviços de orientação que estão funcionamento ao lado do jardim. Estão expondo suas ações o Sesi, o Sindicato Rural de Campinas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Estre.
Há exposição ainda das ações de segurança alimentar desenvolvidas na Ceasa: o Programa de Alimentação Escolar de Campinas, o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
O Jardim Sensorial e as exposições foram abertas no dia 9 de abril e fazem parte das comemorações dos 38 anos da Ceasa Campinas. O Mercado de Flores da Ceasa Campinas fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.
Ações de saúde e curso
Ações na área de saúde também fazem parte da programação de aniversário da Ceasa. Nos dias 10 e 11 de abril o Sesc, nutricionistas e o ambulatório médico da central ofereceram serviços aos frequentadores do Mercado de Hortifrútis e de Flores do entreposto.
As pessoas podiam medir a pressão, fazer teste de diabetes, verificar o peso e a altura e receber diversos tipos de orientações de saúde. A terapeuta corporal Odenise Bellini realizou sessões de bambuterapia - técnica de massagem com um pedaço de bambu, que a própria pessoa pode fazer e que estimula a circulação sanguínea.
Na Casa da Criança Paralítica aconteceu o curso “Alimente-se Bem”, do Sesi, nos dias 4 e 11 de abril, que vai ser encerrado no próximo dia 18.
Jardim Sensorial
O Jardim Sensorial é um espaço no Mercado de Flores da Ceasa onde os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza e experimentar os seus sentidos de uma forma diferente. O visitante é envolvido por sons, cheiros, texturas, imagens e sabores; poderá tocar as plantas e objetos no trajeto.
O espaço foi preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O projeto é da Associação Nacional de Paisagismo, da equipe do paisagista, Raul Cânovas, com a colaboração dos paisagistas Alice Izumi, Fabiana Santiago e João Jadão.