Alergia ao glúten é tema de curso da alimentação escolar

Um grupo de 23 profissionais das escolas de Campinas participou do curso sobre intolerância ao glúten, no dia 26 de setembro. A atividade é do Programa Municipal da Alimentação Escolar e foi realizado na cozinha experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas.
Segundo a nutricionista que ministrou a atividade, Vera Maria Gurgel do Amaral - da Secretaria Municipal de Educação, o glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. A cada 200 habitantes, um tem a alergia. Ela explicou que os sintomas de quem tem intolerância à substância vão de diarreia e queda de peso e anemia e dermatites.
“Mas há várias opções para substituir o glúten na alimentação com o preparo de receitas à base de farinhas de arroz, soja, milho, coco e mandioca; amido de milho; fubá; polvilho; quinoa e fécula de batata. O importante é diagnosticar e prestar atenção às embalagens de produtos industrializados”, contou.
Durante o curso a cozinheira Alzira Cilumbriello Martins preparou receitas de pizza de liquidificador, bolo de banana com canela e sequilho de amido substituindo a farinha de trigo por amido de milho e farinha de mandioca.