Alimentação equilibrada para prevenção do câncer de próstata

         Depois do Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado a combater o câncer de mama, é a vez do Novembro Azul, onde campanhas contra o câncer de próstata invadem o país. Homens com mais de 45 devem fazer o exame para diagnóstico precoce da doença. O tumor é o sexto mais comum no Brasil e atingiu cerca de 60 mil homens no ano passado. Com a preocupação social de apoiar o movimento informando ao público masculino a importância da realização de exames preventivos, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa)incentiva o consumo de alguns alimentos que contêm substâncias importantes para a prevenção da doença.           

         Segundo a nutricionista do departamento de alimentação escolar, Kátia Souto, a adoção de hábitos saudáveis é o primeiro passo para prevenção do câncer de próstata. “É importante ter uma alimentação equilibrada, controlar o peso, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, limitar o uso de açúcar e sal, não fumar e praticar exercícios físicos. Dentre esses hábitos, dietas consideradas saudáveis ocupam um espaço significativo. Em geral, se recomenda uma dieta com baixa gordura saturada (principalmente gordura animal), rica em fibras, frutas, vegetais e grãos”.

              De acordo com estudo realizado na Universidade de Harvard conclui que a ingestão abundante de tomate e seus derivados parece diminuir de 35% os riscos de câncer de próstata. O efeito benéfico do tomate resultaria da presença de grandes quantidades de licopeno precursor da vitamina.

              Para o Journal of the National Cancer Institute, "uma alimentação rica em vegetais, principalmente o brócolis e da couve-flor, diminui substancialmente o risco de câncer de próstata em homens".

            “Analisando os alimentos, podemos perceber que a adoção de hábitos saudáveis, como o aumento do consumo de fibras de 25 a 30 gramas/dia, com limite superior a 35 gramas; consumir de uma a duas porções de peixe por semana; consumir no mínimo cinco porções de verduras e frutas ao dia, ajuda a prevenir o câncer de próstata”, finalizou Souto.