Alimentação Escolar de Campinas é apresentada em Comitê Metropolitano

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas foi apresentado na terça-feira, dia 27 de agosto, no Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas e contou com a participação do juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade, Richard Paulo Pae Kim.
 
A coordenadora de nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Luciana Martinuzzo, fez a apresentação do Programa. Ela destacou o avanço do cardápio “Refeição Certa na Hora Certa”.
 
“É um trabalho que estamos realizando nas unidades para adequar o horário da alimentação das crianças na escola. Em algumas unidades a refeição era servida por volta de 9, 10 horas da manhã e depois o aluno almoçava em casa consumindo mais do que o necessário”, explicou a nutricionista.
 
Segundo ela, 11% das Escolas Municipais de Educação Fundamental e 4% das Escolas Estaduais já aderiram ao cardápio. Nestas unidades é servido um café da manhã próximo do horário de entrada e depois o almoço perto da hora de saída. Quem estuda durante a tarde, almoça na chegada, e toma um lanche no final das aulas.
 
A alimentação escolar de Campinas serve uma média de 230 mil refeições por dia em 600 unidades escolares. O encontro aconteceu na Estação Cultura, no Centro de Campinas, e reuniu representantes de seis municípios: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Sumaré e Vinhedo.
 
Também foram abordados no Encontro assuntos referentes à Educação Integral e do Programa Mais Educação nas Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Campinas e demais cidades da RMC participantes.