Alimentação escolar de Campinas é tema de palestra em universidade

A nutricionista e coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa-Campinas, Maria Helena Antonicelli, proferiu palestra na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (SP). A atividade aconteceu no dia 23 de novembro, durante a XIII Semana Científica Cultural organizada pelo curso de nutrição da Universidade.
 
Maria Helena apresentou o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas. Ela contou que a alimentação escolar da cidade é administrada pela Secretaria de Educação em parceria com a Ceasa e que serve uma média de 250 mil refeições por dia em 556 unidades escolares. Entre os destaques do trabalho ela salientou a qualidade das refeições com uso controlado de açúcar, sal e gordura; produtos integrais e grande volume de hortaliças e frutas e a confecção do receituário padronizado.
 
Ela também citou que a alimentação escolar em Campinas tem cardápios especiais para atender crianças com diabetes e intolerância à lactose e que investe na formação das cozinheiras e de toda comunidade escolar através de cursos e palestras de educação nutricional. A nutricionista contou ainda que a cidade começou a comprar produtos de agricutores familiares este ano e que deve iniciar um projeto para servir somente alimentos orgânicos - que não utilizam produtos químicos em sua produção - em algumas escolas de Campinas.
 
“Ficamos satisfeitos com o convite da Universidade para fazer a palestra, porque é uma oportunidade tanto de difundir o nosso trabalho em Campinas quanto para nos atualizarmos e trocarmos experiências sobre a área de nutrição que é muito ampla e permeada de desafios”, avaliou Maria Helena. Além da alimentação escolar, o evento da Universidade de Bragança tratou de temas da atualidade como obesidade, estética, clínica, transtornos alimentares e tratamentos, inovações, entre outros.