Alimentação escolar oferece treinamento sobre nutrição de bebês

A alimentação oferecida aos bebês que começam a ingerir comidas sólidas influencia na fala, na musculatura da face e até na formação dos dentes. Para esclarecer este tema o Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) promoveu no dia 25 de fevereiro uma aula prática sobre Alimentação Saudável no 1º Ano de Vida.
A atividade - que também acontece nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro - foi aberta aos membros da comunidade escolar – professores, diretores, monitores e cozinheiras – e foi ministrada pela nutricionista, Patrícia Maria Negro da Silva. Ela explicou como deve ser feita a introdução de novos alimentos, a partir dos seis meses de vida da criança, para garantir a saúde e o bom desenvolvimento físico e dos hábitos alimentares.
Segundo Patrícia, o curso é oferecido no começo do ano quando as crianças voltam à creche para auxiliar na orientação. “Estas informações têm a ver com o desenvolvimento, o crescimento. Se faltar algum nutriente esta criança vai ter problemas ao longo da vida. É um trabalho multidisciplinar para o benefício da criança”, esclareceu.
A principal recomendação do curso é sobre o preparo das papinhas que devem ser amassadas com o garfo e nunca batidas no liquidificador. É esta consistência, esclareceu a nutricionista, que estimula a mastigação, favorece os mecanismos de deglutição e o desenvolvimento da linguagem. Na aula foi feita uma papa salgada com legumes e carne para que as profissionais acompanhassem a consistência e tirassem suas dúvidas sobre o preparo.
Para Ivanir Pereira Alves de Oliveira, monitora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Irmã Dulce a iniciativa é válida. “Com certeza ajuda não só na escola, mas também com os filhos, com os netos. A gente acompanha toda a alimentação das crianças”, contou. A cozinheira da Cemei Orlando Ferreira da Costa, Laís Bezerra dos Santos, também aprovou. “Quanto mais se aprende é melhor. Bebê é muito delicado, então é muito necessário o treinamento”, avaliou.