Alimentação escolar realiza 3 capacitações em uma semana

Obesidade infantil, manipulação de alimentos e consumo de ovos foram os temas de três capacitações realizadas esta semana na cozinha experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Ceasa em parceria com a Coordenadoria de Nutrição (Conutri), da Secretaria Municipal de Educação. As atividades fazem parte das ações de educação alimentar do Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas com profissionais e alunos das unidades escolares da cidade.
Na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, uma oficina de educação nutricional sobre obesidade infantil reuniu na Cozinha Experimental da Ceasa 51 diretores, professores, monitores e cozinheiras. Eles trabalham na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Fadinha Azul e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) São João Batista e incluíram a oficina como parte de um programa de formação continuada que desenvolvem.
O grupo conheceu o Departamento de Alimentação Escolar na Ceasa e depois participou da aula. As nutricionistas Patrícia Negro e Juliana Gonçalves ministraram uma palestra a respeito da obesidade infantil com orientações e dicas de alimentação desde a primeira infância para revenir e combater o problema. Também foi exibido o documentário “Muito Além do Peso”, da diretora Estela Renner, que trata do assunto.
Na parte prática, foram preparadas e degustadas quatro receitas saudáveis: macarrão com abobrinha, pimentão, milho e tomate; uma salada com repolho, pimentão, agrião, cebola, manga e melão; gelatina com maça e abacaxi e suco natural de abacaxi e couve. Todos são comuns na alimentação das crianças, “mas ficam mais saudáveis, pois são preparados com frutas, verduras e legumes e com o uso controlado de sal, açúcar e óleo”, explicou Patrícia.
Cuidados no consumo de ovos
“A Importância do Ovo na Alimentação Escolar” foi o assunto da oficina de educação nutricional realizada no dia 20 de junho, pela nutricionista Ana Paula Oswaldo Coelho e pela cozinheira Alzira Cilumbriello. A atividade reuniu 35 cozinheiras de várias escolas.
“Apresentamos várias formas de preparo, falamos dos benefícios e propriedades nutricionais do ovo como substituto das carnes e dos cuidados com o produto”, explicou Ana. Segundo ela, é importante escolher ovos com casca limpa, áspera, fosca e inteira na hora da compra. Na geladeira, colocar em uma prateleira e não na porta. Na hora de consumir, cozinhar por, no mínimo, sete minutos para evitar a infecção com a bactéria salmonela, presente no ovo.
Higiene e manipulação de alimentos
No dia 19 de junho, 64 coordenadores e cozinheiras de núcleos e entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura participaram do treinamento: “Boas Práticas, Higiene e Manipulação dos Alimentos”. A atividade contou com palestra das estagiárias Flavia Lázari Falco e Isabela Cristina Ramos, supervisionadas pela diretora da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas, Rye Katsurayama Arrivillaga e pela supervisora do DAE, Simone Galvão Menezes.
Foram abordadas as principais técnicas e recomendações das leis sanitárias. Segundo Simone, o armazenamento e preparo corretos, a higienização da cozinheira e dos produtos “são fundamentais para evitar contaminações e garantir a segurança das refeições, em especial quando se trata do preparo de alimentação coletiva como é o caso da merenda escolar”.
Próximas atividades
Na cozinha experimental da Ceasa acontece outra oficina sobre o consumo correto de ovos, no dia 26 de junho. Em agosto haverá um novo encontro sobre obesidade infantil. Em setembro a oficina tem como tema diabetes, em outubro e novembro vão ser abordadas as alergias à lactose e ao glúten. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Narciso será realizada palestra de educação nutricional para alunos de ensino fundamental em agosto.