Alimentação escolar realiza ciclo de palestras durante o mês de janeiro

O departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou, durante a primeira quinzena do mês de janeiro, um ciclo de atividades de atualização profissional. O evento aconteceu na Cozinha experimental da Ceasa, no período de 5 a 16 de janeiro.

Entre os temas, foram debatidos os diferentes tipos de alimentos, definição de transgênico, Educação Nutricional – 10 passos para alimentação saudável, Técnicas de Armazenagem, Capacitação do setor de Logística, Transporte e Segurança do trabalho.

Além das palestras, o evento contou com a exibição de filmes, como o documentário Muito Além do peso e “Super Size Me - A Dieta do Palhaço”.

Muito Além do peso - A película foi lançada em novembro de 2012, abrangendo um amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica do setor alimentício dirigida a elas.

“Super Size Me - A Dieta do Palhaço” -  O vídeo retrata a loucura de Morgan Spurlock, que decide realizar todas as refeições em um famoso fast food, durante o período de 30 dias, sem ingerir hortifrutigranjeiros.

Para a gerente do departamento de Alimentação Escolar, Maria Helena Antonicelli, essa atividade de integração e atualização da equipe é fundamental. “Buscamos sempre a excelência na atividade que exercemos, investindo cada vez mais na capacitação do profissional. Com o período de recesso escolar, os funcionários do departamento realizaram as atividades no momento oportuno”, comentou.

O fechamento das atividades ocorreu com dicas práticas de alimentos saudáveis.

Serviços:

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.