Alimentação escolar realiza encontros com coordenadores e diretores de ensino

O Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) começou a promover este semestre encontros com os coordenadores e diretores de ensino das 566 unidades de educação que atende. Também está realizando capacitações com cozinheiras e agentes de apoio das escolas focadas nas demandas apresentadas nestes encontros.
O objetivo é estreitar o relacionamento com a comunidade escolar para que todos conheçam com mais profundidade o funcionamento do Programa e para que possam ser diagnosticadas e debatidas melhorias no atendimento. Os encontros e capacitações estão sendo realizados desde 15 de julho, na cozinha experimental da Ceasa - que operacionaliza o Programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Capacitação
Um grupo de 50 profissionais da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) - responsável pelo ensino de jovens e adultos - participou de uma das capacitações iniciadas com este trabalho, nesta quarta-feira, dia 29 de agosto. O gerente do Departamento, Eduardo Jorge Júlio, abriu o encontro explicando que a alimentação escolar de Campinas inicia uma nova etapa.
“Queremos abrir o departamento para as unidades escolares, quero a presença de vocês mais vezes aqui. Assim, podemos conhecer melhor os desafios de cada um e, juntos, teremos mais sucesso na busca de soluções”, explicou o gerente.
Na sequência, as nutricionistas Carla Cook e Simone Galvão Menezes iniciaram o treinamento com uma apresentação sobre Higiene e Manipulação de Alimentos, apontando as principais práticas que devem ser observadas no armazenamento de produtos, na limpeza do ambiente e dos utensílios, na preparação de receitas, etc. Depois foi aberto debate para discutir a realidade nas unidades, dar sugestões e para o encaminhamento de propostas.
Aprovação
“Acho interessante este espaço pra gente poder conversar. Gostei muito da ideia e acho que vamos resolver muita coisa aqui”, opinou Angélica Franklin da Cunha Queiroz, agente de uma unidade da Fumec que funciona no Centro Cultural Casa dos Sonhos. Para Gisela Cristina Gomes, que atua na área administrativa do Ceproccamp José Alves, é uma oportunidade para tirar dúvidas e aprender.
“Este encontro deveria acontecer sempre, ficamos muito isolados. A gente sempre aprende coisa nova”, afirmou. Gisela aproveitou o encontro para conhecer o sistema que dá acesso ao cardápio on line, no site da Ceasa, e ficou satisfeita em saber que pode ter cardápios especiais para diabéticos e alérgicos à lactose. “Trabalhamos com pessoas de mais idade e até idosos. Muitos têm diabetes e temos duas alunas com intolerância à lactose”, relatou.
Temas
Segundo a coordenadora de nutrição do Departamento, Maria Helena Antonicelli “estes encontros e capacitações atendem à política nacional de alimentação escolar e vão acontecer daqui pra frente, de forma constante”. Até o momento, conforme ela, foram realizadas reuniões com coordenadores de 111 entidades assistenciais e núcleos da assistência social atendidos pelo Programa e com 94 diretores da Fumec, além de uma atividade de capacitação para as cozinheiras destas unidades.
Promoção de Ideias Saudáveis na Escola foi o tema tratado na capacitação para as profissionais das entidades e núcleos, em julho. “Falamos sobre como a alimentação escolar pode ter uma função pedagógica ao ser inserida no contexto curricular”, relata. Na reunião com as diretoras da Fumec, no começo de agosto, o assunto principal foi como melhorar a variedade do cardápio já que muitas destas unidades funcionam em igrejas e outros locais não convencionais e têm pouco espaço físico, equipamentos e utensílios de cozinha.
Em setembro haverá encontro com os diretores da rede municipal de ensino infantil e do ensino fundamental. Com os dirigentes das unidades infantis - que atendem bebês e crianças pré-escolares - será abordado o tema da alimentação saudável no primeiro ano de vida. Com os diretores do fundamental será debatida a proposta de um novo projeto, o Refeição Certa na Hora Certa, uma reorganização dos horários e dos cardápios das refeições servidas nestas unidades.