Alimentação escolar reúne 4 faculdades para atividades de estágio

O Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) reuniu nesta quarta-feira, 21 de agosto, coordenadoras e estagiárias das faculdades de nutrição de quatro importantes instituições de ensino de Campinas: PUC, Unicamp, Metrocamp e Unip. O objetivo foi organizar e apresentar as ações que serão desenvolvidas pelas nove estudantes destas universidades que vão estagiar no Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade.
 
O estágio é obrigatório no curso de nutrição e o Programa em Campinas recebe estagiários a cada seis meses. O grupo que está iniciando o trabalho neste segundo semestre vai atuar em quatro projetos da alimentação escolar: nas atividades de educação nutricional com alunos do ensino fundamental; nas pesquisas de satisfação da merenda escolar; nas oficinas de educação alimentar que são oferecidas às cozinheiras e no trabalho de ajustar os horários da alimentação escolar, o “Refeição Certa na Hora Certa”.
 
“Reunir e integrar estas instituições de ensino é uma oportunidade de crescimento deste trabalho”, avaliou a professora e coordenadora do curso de nutrição da PUC-Campinas, Rye Katsurayama de Arrivillaga. Ela salientou que a alimentação escolar é um mercado importante para as nutricionistas e o estágio ajuda muito na formação das estudantes. “Na diretriz curricular do curso estão contempladas as políticas públicas e a segurança alimentar é importantíssima. Dentro desta área o Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos maiores do país”, explicou.