Alimentação nas diferentes fases da vida

"Alimentação nas diferentes fases da vida". Este foi o tema da palestra oferecida pelo Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura - que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - para educadores da entidade assistencial Casa da Criança Mei Mei, na terça-feira, dia 26 de maio. Com o objetivo principal de aprimorar a alimentação oferecida às 200 crianças de zero a seis anos atendidas pela instituição, a nutricionista do Banco, Maria Helena Antonicelli, falou sobre bons hábitos alimentares, a importância da alimentação da gestante, a introdução de novos alimentos para os bebês, alimentos que podem causar alergia, entre outros.

Segundo Maria Helena a má alimentação e a falta de minerais e vitaminas, principalmente do complexo B, podem causar desnutrição, sonolência, falta de concentração, irritabilidade e problemas gastrointestinais, com conseqüências para o desenvolvimento físico e intelectual. Para a nutricionista, os educadores têm papel fundamental na alimentação das crianças, por isso eles devem incentivar o consumo de novos alimentos, apresentar os produtos ainda crus para as crianças conhecerem e evitar oferecer os industrializados.

"Além disso, é preciso incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras e não esquecer de oferecer muita água para as crianças", explicou.  Outra orientação importante, segundo ela,  é identificar a alergia que algumas crianças podem ter com certos alimentos como farinha de trigo, leite de vaca, ovos e peixe. Para Vanessa Miguel, coordenadora da entidade, a palestra sobre alimentação foi muito importante. "Já temos uma alimentação saudável, mas com a palestra vamos melhorar algumas áreas que precisam", conta. Segundo ela, a idéia da palestra surgiu após uma visita da nutricionista do Banco à entidade. "A Maria Helena veio e nos ofereceu uma palestra com esse assunto. Agora, já estamos planejando outro evento, mas para as mães", completa.