Alimentação saudável: O auxiliador da saúde do Homem

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Sabendo que o consumo de cinco porções diárias de hortifrútis pode contribuir para a saúde do organismo humano, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) destaca algumas hortaliças campeãs da blindagem imunológica e os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados da saúde.

Vegetais de cor verde escura, como espinafre, brócolis e couve fazem parte da lista. Esses alimentos possuem ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, importantes para a defesa do organismo.

O tomate e a castanha-do-Pará também auxiliam de maneira satisfatória. Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Já a castanha-do-Pará contêm selênio, um forte antioxidante que melhora a imunidade e acelera a cicatrização do organismo. Alerto para o consumo de 1 a 2 unidades/dia.

Especiarias como o gengibre e a pimenta, que não servem apenas para aguçar o paladar, são citados por nutricionistas. O gengibre contém vitaminas C, B6 e ação bactericida. E a pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A nutriente que protege o organismo de infecções. Além de transformar o gosto dos alimentos, fazem bem ao organismo.

Serviço

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade. Há 19 tipos de cardápio planejados por uma equipe de nutricionistas que são elaborados de acordo com o tipo de unidade e faixa etária: ensino infantil, fundamental, educação de jovens e adultos, entidade. As refeições são completas, com arroz, feijão, carne, legumes, salada, suco natural e sempre uma fruta de sobremesa. A prioridade do Programa de Alimentação é uma alimentação saudável. Por isso, investe muito em educação nutricional e na qualidade das refeições.