Alimentos do Dia da Coleta beneficiam mais de 7 mil em Campinas

Compartilhar a necessidade e educar para a solidariedade. Assim foi definido o objetivo do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, pela coordenadora da ação em Campinas, Stela Maris Rinke, durante o ato de entrega das 4 toneladas de produtos arrecadados.
Os alimentos coletados como arroz, feijão, farinha, leite, enlatados, óleo, entre outros, foram destinados ao Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas e entregues nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, para 34 entidades assistenciais de Campinas. Eles vão beneficiar mais de 7 mil pessoas em situação de risco social na cidade - jovens, crianças, idosos, doentes, desempregados que são atendidos por estas instituições.
“Para nós estes alimentos são muito importantes. Atendemos todos os dias mais de 170 pessoas com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. São pessoas em situação de rua, famílias desesperadas para que seus filhos deixem as drogas” conta Marcos Silveira, coordenador do Instituto Liberty.
Para a irmã Inês Maria Pezzini, da Casa da Criança Maria Luísa Hatzer, a ajuda também é muito bem-vinda. “Atendemos 150 crianças de 2 anos e oito meses a seis anos e mães com cursos e palestra. Também oferecemos cestas às famílias. Então todo alimento é muito importante, contribui, inclusive, para reduzir os gastos com comida para podermos usar nas muitas outras necessidades que temos”.
A entrega aconteceu na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco, e contou com a presença de representantes da Companhia das Obras - ONG que promoveu o Dia da Coleta; das entidades assistenciais que receberam os alimentos; do secretário municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Dimas Alcides Gonçalves; da nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rosilaine Scavazim Sanchez; de funcionários e da coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso.
Gesto educativo
Segundo a coordenadora da campanha em Campinas, Stela, este ano o Dia Nacional da Coleta arrecadou 105 toneladas de alimentos em 50 cidades de todo o país. “É uma ação que propõe às pessoas um gesto educativo, de doar, de reconhecer que a liberdade pode ser dada gratuitamente em nome da caridade, de compartilhar a necessidade do outro”, avaliou.
A campanha aconteceu no dia 10 de novembro, e em Campinas este foi o sexto ano da ação. Seis supermercados da cidade aderiram: três unidades do Covabra, duas do Pague Menos e no Carrefour Dom Pedro. Cerca de 230 voluntários se posicionaram durante todo o dia na entrada destes estabelecimentos abordando os clientes e convidando-os a participar doando qualquer alimento não perecível.
O Sesi também participou este ano promovendo uma gincana de coleta entre os estudantes de uma de suas unidades em Campinas. “Foi uma experiência muito boa que mobilizou todos os alunos, seus amigos e familiares. Tanto que queremos repetir no próximo ano incluindo outras quatro unidades”, contou a nutricionista Rosilaine, presente no ato de entrega.
As entidades que receberam os alimentos do Dia da Coleta são:
·         Aldeias Infantis SOS Brasil
·         Associação Beneficente dos 13 Pais (Lar Criança Feliz)
·         Associação de Apoio aos Portadores de Aids Esperança e Vida
·         Sociedade Pró Menor de Barão Geraldo
·         Centro Social Romília Maria
·         Projeto Gente Nova (Progen)
·