Alimentos rejeitados nas feiras vão para as mesas de 30 mil famílias

A ONG chamada ISA - Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, criada e administrada pelos permissionários (comerciantes) da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), desde 1994 foi assunto do quadro Como será? apresentado pela jornalista Sandra Annenberg.

 A ONG surgiu para combater a fome e o desperdício garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes.

Confira a reportagem na íntegra:

Alimentos rejeitados nas feiras vão para as mesas de 30 mil famílias

Em Campinas, legumes e frutas com imperfeições servem de refeições em creches e hospitais. Outra parte é distribuída em 106 pontos da cidade

Em Campinas, alimentos rejeitados nas feiras vão para mesas de quem precisa; como será? (Foto: Globo) 

Em Campinas, alimentos rejeitados nas feiras vão para as mesas de quem precisa 

As frutas e os legumes feios, com um amassadinho, ou alguma outra pequena imperfeição, quando estão expostos na feira, não têm vez. O consumidor passa, olha, mas não pega para levar. Por isso, muitos desses alimentos vão parar no lixo. Mas boa parte deles serve para o consumo, e foi pensando em aproveitá-los que um projeto da cidade de Campinas faz a triagem entre o que é bom para o consumo humano e próprio para os animais. A partir daí, eles são higienizados e distribuídos em creches, hospitais e postos de saúde. O resto é distribuído em comunidades. Ao todo, são 106 postos espalhados pela cidade. As pessoas cadastradas fazem fila para receber o caminhão.

Todos os dias 320 toneladas de alimentos são recolhidos e servem de alimento para 30 mil famílias. Em cada bairro, quatro voluntários ajudam na distribuição.

O aposentado Almerindo de Souza, de 88 anos, vai toda semana para a fila para garantir variedade nos pratos das seis pessoas que moram com ele.

— O dinheiro é pouco para comprar esses alimentos que a gente tem aqui.

Quer saber mais sobre o projeto? Então, clica no vídeo e confira essa boa iniciativa!

Link: http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2015/09/alimentos-rejeitados-nas-feiras-vao-para-mesas-de-30-mil-familias.html