Alunos da Apae de Paulínia conhecem Programa de Horta Comunitária de Campinas

Eles foram recebidos e acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Francisco José Ricchini Lopes, responsável técnico pelas estufas e pelo projeto na cidade. Na ETE, o grupo ainda fez contato com os alunos da Apae de Campinas que trabalham nas estufas de mudas.

&nbsp

Segundo Eldreen Valim, fonoaudióloga da Associação, a visita integra as atividades de um trabalho ambiental que eles desenvolvem desde 2000 chamado Projeto Meio Ambiente, em parceria com o Jardim Botânico Municipal de Paulínia. “Já fomos ao Jardim Botânico de São Paulo e a outros lugares também e queríamos conhecer o trabalho de Campinas”, explica. Eldreen comenta que a cada semestre é escolhido um espaço ou ação relacionado com hortas ou plantas nativas para ser visitado, sempre visando aumentar o conhecimento dos integrantes.

&nbsp

“Eles adoraram a visita porque além de encontrar os atendidos da Apae de Campinas, com quem conversaram bastante, trouxeram mudas de verduras e viram como funciona a estufa de produção”, completa Eldreen. Ela explicou também que os alunos encaram a atividade de visitas como trabalho e que isso os ajuda a desenvolverem responsabilidade e amadurecimento. De acordo com a fonoaudióloga, o resultado é visível. “Eles se acalmam quando estão em contato direto com a terra e aprendem o que não se consegue ensinar em sala de aula”, disse.

&nbsp

O Programa

&nbsp

O Programa Municipal de Hortas é desenvolvido por meio da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) em conjunto com as secretarias municipais de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo com o apoio da Sanasa e da subprefeitura de Barão Geraldo. São oferecidos apoio técnico, cursos, mudas e material para implantação das hortas em bairros, comunidades, entidades assistenciais e escolas. Além de gerar trabalho e renda, o Programa melhora a alimentação e oferece apoio terapêutico e pedagógico.