Alunos da Esalq visitam Mercado de Flores da Ceasa

Um grupo de 30 alunos do curso de engenharia agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) estiveram no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) na tarde desta terça-feira, dia 16 de junho. A visita faz parte do conteúdo da disciplina “Floricultura e plantas ornamentais”, ministrada pelo professor Paulo Hercílio Viegas Rodrigues.

“Os alunos aprendem sobre a produção de mudas, corte de flores, melhoramento genético e avanços do mercado. É importante para os alunos vivenciarem este ambiente de distribuição e escoamento da produção rural de flores e plantas ornamentais”, explicou o professor.

A visita, segundo Rodrigues, auxilia muito o desenvolvimento dos conteúdos abordados nas aulas. “Não adianta saber produzir, se não souber vender”, completou.

O Técnico de Mercado, Nilson Longhi, recebeu o grupo. Eles assistiram a uma apresentação no auditório do Mercado e depois excursionaram pelo espaço para ver os boxes, os produtos, a estrutura para carga e descarga, depósitos, etc.

Sobre o Mercado

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas é o maior espaço permanente do setor na América Latina, responsável pela comercialização de 40% do volume ofertado no setor atacadista do país e 30% do volume de flores e plantas cortadas e envasadas brasileiras.

O espaço tem o mix completo do setor com mais de 20 mil itens de plantas ornamentais e flores e outros 5 mil de acessórios para paisagismo, decoração. Tem 11 mil clientes cadastrados e recebe mais de 27 mil pessoas mensalmente.

O espaço abre às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h, especialmente para atender clientes cadastrados – empresas, gardens, supermercados, paisagistas, arquitetos, hotéis, etc. Para o público em geral o funcionamento é às segundas e quintas-feiras das 13h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h.