Alunos da ETEC Bento Quirino visitam a Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu na última terça-feira, 17 de março, estudantes da ETEC Bento Quirino. O grupo esteve na Central como parte das atividades práticas que integram o currículo do curso. Além disso, a iniciativa proporcionou aos visitantes o contato direto com a profissão e com a diversidade de alimentos ofertados, além dos programas sociais e da logística reversa de um entreposto.

Os alunos participaram de uma apresentação sobre a empresa no auditório da empresa onde puderam tirar dúvidas sobre seu funcionamento, legislação e produtos. Depois excursionaram pelo Mercado de Hortifrútis para conhecer as variedades, as câmaras frias, a logística de carga e descarga, entre outros temas e degustaram frutas no permissionário Benassi.

Para o professor Roberto Narciso Basso, da disciplina de Saúde Pública do curso Técnico de Nutrição, o encontro proporcionou o intercâmbio de conhecimentos úteis aos futuros profissionais que integrarão o mercado de trabalho. “Os alunos visualizaram de forma prática o manejo adequado de alimentos, o aproveitamento dos alimentos, toda a cadeia produtiva, a logística reversa além da distribuição de Hortifrutigranjeiros”, comentou.  

Visitas Monitoradas

Desde de sua reativação em 2013, 1.956 pessoas conheceram a Ceasa. No total, 5.884 estudantes e profissionais participaram do projeto desde seu início, em 2005. Os visitantes assistem uma apresentação da empresa no auditório, depois são encaminhados aos setores de interesse, como a os mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que realiza a coleta seletiva no entreposto e o Ambulatório.

A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participarem do Programa devem solicitar agendamento enviando por e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.

Alimentação Escolar

Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação tornou-se a responsável pelo fornecimento de 2.450 refeições por dia, totalizando 49 mil ao mês. Para os 630 alunos da Educação Integral, que permanecem na escola das 7h30 às 16h, são servidas três refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Para os 500 alunos do período noturno, são fornecidos lanche e jantar. Três dias da semana os estudantes fazem refeições e nos outros dois tomam lanche. Entre os alimentos que constam no cardápio estão carnes, peixes, frango, saladas variadas, frutas, bolos, cachorro quente e cappuccino, entre outros.