Alunos visitam produção de mudas das hortas comunitárias

Um grupo de 21 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Muraro visitou na sexta-feira, dia 18 de setembro, a produção de mudas do Programa de Hortas Comunitárias de Campinas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim São Marcos. O grupo foi recebido pelo engenheiro agrônomo da Ceasa, Francisco José Ricchini Lopes, e pelos alunos da Associação de Pais e Mestres (Apae) que trabalham nas estufas.

horta02.jpgSegundo a professora Sílvia Aparecida da Silva Tessari a atividade faz parte de um projeto de alimentação saudável que a turma está desenvolvendo. "Na metodologia surgiram questões que eles mesmos trouxeram por isso a idéia da visita a uma horta", informou. Ela disse que a escola tem a intenção de implantar uma horta comunitária.  "É muito importante a criança ajudar a montar, cuidar, ela aprende, aproveita na própria alimentação e incentiva a consumir produtos mais saudáveis", explica a professora.

As crianças ficaram entusiasmadas e se interessaram muito pela casa de vegetação onde há uma produção hidropônica (só na água) de hortaliças. "Achava que era só na terra, é muito legal", atestou Maria Luíza Nalin, de 9 anos. A visita despertou também o assunto sobre a variedade de verduras e legumes que cada um come. "Eu gosto de alface, rúcula e pimentão e gostei de ver assim direto na terra", declarou Luiz Fernando Pinheiro de Souza Santos, de 8 anos.

Na ETE funcionam duas casas de vegetação, uma convencional no chão e uma hidropônica, com capacidade para produzir até 150 mil mudas por mês. As hortaliças são distribuídas para as hortas de caráter comunitário do município.

horta03.jpg