Ambulatório da Central realiza campanha contra tuberculose

Uma equipe do ambulatório médico que funciona na Ceasa-Campinas percorreu durante esta semana os mercados de Hortifrutigranjeiros e de Flores e Plantas Ornamentais para desenvolver uma campanha de combate à tuberculose. A atividade aconteceu em toda rede pública de saúde marcando o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, que foi em 24 de março, numa parceria entre as secretarias de Saúde de Campinas e do Estado de São Paulo.

Além de prestar esclarecimentos à comunidade, a equipe realizou buscas por sintomas respiratórios para a investigação da tuberculose. Segundo Maria Cristina Prini, coordenadora do ambulatório, os sintomas são tosse por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, dor no peito, suor noturno, fraqueza e febre baixa.  

"É preciso prestar atenção nos sintomas para evitar que essa doença seja passada para outras pessoas, já que sua transmissão é pelo ar", conta. Maria Cristina explica que existem alguns meios para se prevenir da doença. "Procurar um Centro de Saúde se estiver com tosse há mais de três semanas é um modo de não deixar a doença evoluir". Já sobre o tratamento, a coordenadora esclarece que é gratuito em qualquer Centro de Saúde.

O ambulatório médico do entreposto tem como rotina busca de casos e fornece orientação aos trabalhadores e comerciantes da Ceasa. O funcionamento do ambulatório é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h e o telefone é o (19) 3746-1030.