Antúrios: Cores brilhantes e múltiplas combinações para o seu pai

Segundo destaque para o dia dos pais, são os Antúrios. Originária da Venezuela e Colômbia, a espécie foi levada nas últimas décadas do século XIX para a Europa. Para algumas pessoas, sinônimo de imponência; para outras, luxo!

A haste floral do antúrio é composta pelo conjunto formado por uma folha modificada, geralmente colorida, denominada espata, e uma inflorescência tipo espiga (espádice), onde estão agregadas dezenas de pequenas flores seguindo um delineamento espiralado.

Pertence à família Araceae que compreende aproximadamente 115 gêneros, sendo que estudos recentes mostraram que se trata de uma família com mais de 3.200 espécies. Para o agrônomo da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Ricardo Munhoz, no final dos anos cinquenta, o gênero Anthurium já era conhecido por compreender mais de 600 espécies. "Dentre as muitas espécies, se destaca a Anthurium andraeanum Lindl., devido ao tamanho, a coloração e a longevidade de suas inflorescências, tornando-se uma importante fonte de renda em diversos países”, explicou.

Os antúrios podem ser distribuídos em três classes principais: para paisagismo, de vaso e de corte. “A primeira classe é formada pelos antúrios cultivados exclusivamente pelo efeito e pela forma de sua folhagem, pelo desenho das nervuras de suas folhas em nítido contraste com o fundo mais escuro do limbo. A segunda classe é constituída de plantas compactas, folhas com verde-escuro intenso e grande quantidade de pequenas hastes florais, utilizadas para decoração de interiores. A terceira classe, constituída por plantas vistosas, sendo que suas hastes florais são utilizadas para decoração de ambientes e arranjos, e se caracterizam por produzirem espatas grandes, vistosas e coloridas”, avaliou Munhoz.

Segundo o permissionário e produtor, Márcio Rogério Cardoso Ribeiro, a planta se destaca na composição de arranjos florais em função da durabilidade, entre 25 e 30 dias em média, podendo durar até 45 dias. “Ofertamos o ano todo. Sai uma flor e em seguida, outra. Apresenta cores brilhantes, diferentes formatos e múltiplas possibilidades de combinação”, comentou.