Arcebisto visita a Ceasa

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de junho, na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) houve uma celebração de iniciativas sociais com a visita do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini. Ele foi conhecer os projetos desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Ceasa, como o Banco Municipal de Alimentos, as hortas comunitárias e o Telecentro do programa Jovem.Com, além do Programa Municipal de Alimentação Escolar, da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA) e da cooperativa de reciclagem de resíduos Unidos na Vitória, que funcionam dentro da Central.

 

 

O presidente da Ceasa-Campinas e vice-prefeito, Demétrio Vilagra, recebeu o religioso com sua equipe técnica responsável pelo desenvolvimento de cada um dos projetos sociais do entreposto junto com o diretor administrativo financeiro, José Marcos Velasco; o vereador Miguel Arcanjo; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas (Comsea), Nivaldo D`Oro; representantes do ISA e da ONG Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA). Além de informações sobre a Ceasa, a quarta maior do país, o presidente explicou que é uma honra para a empresa receber a visita do arcebispo, "um incentivador e tem uma relevante atuação na áreas social".

 

 

O arcebispo destacou a importância das pastorais, em especial a da Criança, para as ações sociais onde o poder público não consegue chegar e elogiou o trabalho da atual administração municipal na área da saúde. "Nosso trabalho atua na dimensão da solidariedade, das pessoas, pois chegamos dentro das famílias. Somos parceiros da Prefeitura graças a nova orientação da administração que está caminhando bem", avaliou. Sobre o trabalho na Ceasa, Dom Bruno demonstrou aprovação. "A Ceasa não é só distribuidora ela é também plantadora de dignidade, valores e humanidade", declarou no final da visita após conhecer os projetos sociais.

 

 

Universidade do circo

 

 

O ator Marcos Frota acabou se integrando ao grupo, pois veio à Central tratar com o vice-prefeito da parceria que a ONG Universidade do Circo irá estabelecer com a Prefeitura de Campinas. Segundo Frota, Campinas será a sede nacional da ONG que busca resgatar a cidadania por meio de atividades circenses, e Vilagra é o principal articulador desta atividade na cidade. "Meu trabalho só faz sentido com as ações sociais", disse.

 

 

Banco de Alimentos

 

 

Após ser recebido pelo presidente, o grupo foi até o Banco de Alimentos participar da entrega de 917 quilos de mantimentos que o Instituto Robert Bosch coletou durante ação da Gincana da Solidariedade da empresa numa arrecadação realizada no Carrefour Dunlop, em Campinas.  Foram beneficiadas cinco entidades assistenciais. A Irmã Helene Gatien, presidente da Fundação Irmã  Ruth de Maria Camargo Sampaio,  que oferece apoio sócio-educativo a 70 crianças de 3 a 6 anos, veio receber a doação e agradeceu o apoio. "Não poderíamos realizar nosso trabalho sozinhos, a ajuda do Banco de Alimentos é muito importante para garantir o atendimento às nossas crianças", explicou.

 

 

Também receberam a doação a Associação Beneficente da Boa Amizade, o Lar Campinense, o Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada e a Associação Beneficente Padre Israel Martinez Sossa. O Banco de Alimentos atende 120 entidades assistenciais, beneficiando cerca de 45 mil pessoas, além de distribuir 7 mil cestas básicas mensais em mais de 70 bairros carentes de Campinas do Programa Prato Cheio Campinas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

 

 

Alimentação Escolar e ISA

 

 

O arcebispo também conheceu as instalações do alimentação escolar e do ISA. No galpão de estoque da merenda, as nutricionistas explicaram que a Ceasa junto com a Secretaria Municipal de Educação são responsáveis por 160 mil refeições por dia em quase 600 unidades escolares com prioridade de produtos naturais e saudáveis. "Adequamos nossos 19 tipos de cardápio às regiões e às necessidades da comun