Arrecadação de Caminhada e de campanhas na Atento e Carrefour beneficia mais de 5 mil pessoas

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas entregou nesta quinta-feira, dia 10 de maio, 1.718 quilos de alimentos arrecadados durante a Caminhada Ecológica de Sousas e das campanhas da empresa Atento e do “Dia do Bem” realizada no Carrefour Dom Pedro. Foram beneficiadas com os produtos 5.430 pessoas que são atendidas por vinte entidades assistenciais de Campinas. A entrega aconteceu na Centrais de Abastecimento de Campinas, onde funciona o órgão, e contou com a presença de representantes da Prefeitura e das ONGs.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt - pasta que organizou a Caminhada - disse que além da confraternização e atividade física o importante é a solidariedade envolvida na ação e de estar colaborando com a sociedade. “Temos orientação do prefeito de ampliar estes trabalhos sociais. Vamos realizar mais uma caminhada no bairro Fogueteiro e ainda este ano colocar na agenda atividades no Carlos Gomes e em Barão Geraldo”, informou.
Para o presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano, os bons resultados destas ações veem da união de esforços. “É uma alegria dividir este trabalho com vocês que é resultado sempre destas parcerias com quem promove as arrecadações e com as entidades”, avaliou. Segundo ele, a diretoria da Ceasa está trabalhando seguindo a nova metodologia do prefeito municipal, para dar continuidade aos trabalhos sociais da empresa e ajudar aprimorá-los cada vez mais.
O diretor administrativo e financeiro da Central, Hélio Roberto Castro, disse que as ações de responsabilidade social da Ceasa são extremamente importantes. Ele parabenizou as entidades assistenciais que atuam na ponta do processo diretamente com quem precisa: “eu sei o quanto é difícil este trabalho que vocês fazem muitas vezes totalmente voluntário”, explanou aos presentes.
Também estiveram presentes no ato de entrega dos alimentos a diretora do Departamento de Turismo da Secretara Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Elsas Migdaleski; o assessor da Secretaria, Edson Leite; funcionários do Banco; a coordenadora e a nutricionista do órgão, Tânia Mara Evaristo Moumeso e Bruna Saleh de Angelis.
Ações
A 11ª Edição da Caminhada Ecológica de Sousas e Joaquim Egídio aconteceu no dia 6 de maio e reuniu mais de mil pessoas. Os participantes doaram alimentos no ato da inscrição, somando 1.173,770 quilos. O “Dia do Bem” foi no sábado, dia 5 de maio, e é uma campanha mensal que o Banco realiza em parceria com o Carrefour Dom Pedro. Os 40 voluntários que participaram abordaram os clientes do supermercado em busca de doações de alimentos conseguindo 521,810 quilos.
A empresa Atento - multinacional especializada no serviço de Contact Center - realizou uma campanha para coletar mantimentos não perecíveis entre os trabalhadores e encaminhou ao Banco de Alimentos. A atividade faz parte das atividades de responsabilidade social da empresa que vai desenvolver ações pontuais nesta área com os funcionários durante o ano todo.
Ajuda bem-vinda
Para a Associação do Homem de Amanhã, conhecida como Guardinha, os alimentos recebidos são fundamentais. “Ajuda muito, atendemos crianças que às vezes chegam só à tarde e vieram sem comer nada. Precisa ver a alegria deles quando vão alguns produtos como iogurte e achocolatado pois eles não têm acesso a isso em casa”, explica a nutricionista da entidade, Sabrina Maria dos Santos. A diretora da Guardinha, Rosa Maria Rodrigues Urbano, conta que a instituição atende 58 crianças abrigadas, que moram na Associação e cerca de mil jovens aprendizes que passam por formação e são encaminhados para o mercado de trabalho.
“A entidade tem muita conta e gastos com água, luz, telefone, combustível, salários, etc. Então o que vem de alimentos do Banco ajuda muito. Se não fosse esta ajuda a gente não conseguiria, com certeza”, avalia a diretora da Creche Irmã Maria Ângela, Irmã Yulie Harano. A creche acolhe 130 crianças em período integral com cinco refeições ao dia para cada uma.
“Se não tivesse este Banco de Alimentos e estes funcionários competentes não sei o que seria de nós”, declarou o presidente do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Eduardo Rodrigues Neves. Para o Centro de Orientação Familiar (COF) a ajuda é bem-vinda para os 200 idosos e 50 famílias que atendem. “É um apoio para as cestas que fornecemos e a sopa, importantes inclusive para a saúde destas pessoas que atendemos”, avaliou o diretor da instituição Reuber Boschini.
As vinte entidades assistenciais que receberam os alimentos são: Associação Evangélica Assistencial, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação de Pa