Artigo escrito pelo diretor-presidente é veiculado no Correio Popular

Em artigo veiculado no Correio Popular de hoje, 18 de agosto, o Diretor-presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli, fala sobre a Sustentabilidade na agricultura.

Leia o artigo da íntegra:

Sustentabilidade: novo cenário para a Agricultura

Em sua definição literal, sustentabilidade é a capacidade de se sustentar, de se manter. Uma atividade sustentável é aquela que pode ser mantida para sempre. Em outras palavras: uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os elementos do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é aquele que melhora a qualidade da vida do homem no seu meio ambiente, ao mesmo tempo em que respeita a capacidade de produção dos ecossistemas nos quais vivemos.

Há quatro décadas, estes termos eram palavras pouco usadas pelos brasileiros. O país precisava crescer economicamente em todos os setores. Negócios e questões ambientalmente sustentáveis não estavam na pauta governamental, nem da sociedade, nem dos cidadãos.

Hoje, a realidade é outra. A atividade agrícola no Brasil se destaca pela capacidade de bem produzir, fazendo frente ao desafio permanente da produtividade, gerando empregos, renda e divisas para nosso país.

Produzir alimento no campo é um desafio que, atualmente, inclui a necessidade de se ter uma relação harmônica com o meio ambiente. Este último, é o local de trabalho onde lavouras e criações são desenvolvidas diariamente, com interferência contínua da natureza sobre os resultados da produção.

No cenário global, trilhar o caminho da sustentabilidade requer a conservação e o uso apropriado da água e do solo, a adoção de tecnologias agrícolas de baixa emissão de gases do efeito estufa, o uso das técnicas disponibilizadas pela pesquisa agropecuária, o manejo adequado de toda a cadeia produtiva, o armazenamento suficiente para a colheita, o treinamento e a melhoria da qualidade de vida da mão de obra rural, entre outras ações.

É dessa forma que se pretende superar o grande desafio de manter o Brasil como provedor mundial de alimentos, aliado à conservação dos ecossistemas.

Entre os dias 23 a 26 de setembro, Campinas será palco do maior Congresso de Mercados Atacadistas Mundiais, onde será colocado em pauta o tema: o Meio Ambiente e o futuro destes mercados. Nossa preocupação é o abastecimento e a gestão responsável da terra, de modo a alimentar mais pessoas com menos recursos e menor impacto ao ambiente.

Sabemos que discutir o assunto vai gerar frutos positivos; com isso, ganha a agricultura, ganha o país e ganhamos todos nós

*Mário Dino Gadioli, diretor-presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).