Atacadista da Ceasa-Campinas recebe a 1ª certificação de qualidade do setor

A Cerealista CR é a primeira empresa do setor de entrepostos de hortigranjeiros do país a receber a certificação ISO 9001, que diz respeito à qualidade de produtos e prestação de serviços validada e reconhecida mundialmente através da Organização Internacional de Normatização. Com o comércio de batata, cebola e alho, a CR funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), estado de São Paulo, desde sua fundação há 35 anos. A certificação aconteceu em outubro depois de um trabalho interno e intenso na empresa de quase dois anos.

 

"Vínhamos crescendo e apesar de todos os nossos esforços e de ter uma longa jornada de trabalho diária chegou um momento em que sentimos necessidade de avançar e tirar à prova se estávamos no caminho certo. Atuamos num mercado atacadista onde cada comerciante trabalha de uma forma, não há regras", conta Carlos Alberto Rossi, um dos sócios da CR. A partir da contratação dos serviços de uma consultoria, eles conheceram melhor a certificação ISO e estabeleceram oito etapas para chegar à meta com a criação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

 

Resultados

 

O empresário aponta o aumento da satisfação dos seus clientes, funcionários e fornecedores como o maior ganho deste trabalho. "A empresa conseguiu aprimorar e agilizar os processos e obter os mesmos resultados operacionais com um menor tempo de trabalho. Desta forma reduziu custos e melhorou a satisfação de toda equipe envolvida, inclusive dos acionistas. "Nosso negócio não é apenas a venda de produtos, mas também uma prestação de serviços. Por isso, a melhoria de nosso trabalho transfere mais qualidade aos produtos e faz toda diferença", esclarece.

 

Comparando os resultados antes e depois da implantação do SGQ, a CR aumentou até 15% o volume de circulação de mercadorias; ampliou de 30 para 43 o quadro de funcionários/colaboradores; inaugurou uma nova unidade na Ceagesp, em São Paulo, e reduziu em 80% a rotatividade e as faltas de trabalhadores. A empresa ainda conseguiu diminuir a jornada de trabalho e aumentar as faixas salariais. Segundo Carlos, a certificação com a ISO 9001 coroou este trabalho e resultados "é o reconhecimento do esforço conjunto de toda nossa equipe e amplia a competitividade de nossa empresa".

 

Etapas do SGQ

 

Carlos conta que o primeiro passo do SGQ foi fazer um diagnóstico da empresa. "Queríamos esclarecer o papel de cada um, melhorar o ambiente de trabalho, realizar as tarefas com mais agilidade e menos estresse, tudo para garantir maior satisfação dos nossos clientes", explica. Depois foi feito um mapeamento dos processos. Para cada processo, segundo o empresário, foi criado um indicador para medir a eficácia e definir metas a serem atingidas. Para isso, uma das iniciativas foi ouvir clientes e funcionários em pesquisas de opinião. Este caminho permitiu à CR identificar falhas e conhecer soluções baseadas na prática de cada funcionário para corrigi-las de maneira mais eficiente. 

 

A quarta etapa foi elaborar os procedimentos dos processos mapeados com a definição de um organograma e a operacionalização de todos os setores da empresa. "Chegamos ao detalhamento de cada trabalho, explica. A implantação destes procedimentos e a avaliação dos indicadores foram os passos mais difíceis.

 

"Toda mudança mexe com o conforto das pessoas e por isso há dificuldade de mudar a cultura, a forma de trabalhar, mas todos conseguiram realizar o trabalho adequadamente, atingir as metas e hoje ninguém mais quer voltar atrás, a mudança foi positiva para os funcionários", comemora Carlos. Os dois últimos passos foram realizar a auditoria interna para averiguar os resultados e depois a externa pela certificadora para avaliar este trabalho e o merecimento ou não da ISO.

 

Ceasa modelo

 

"Mais uma vez a Ceasa-Campinas e seus permissionários saem na frente. A certificação conquistada pela Cerealista CR é motivo de orgulho para nós e esperamos que esta experiência sirva de exemplo e se espalhe entre as empresas atacadistas de todos os entrepostos do país". A avaliação é do presidente da Ceasa-Campinas, Demétrio Vilagra, que também é vice-prefeito da cidade. Ele explica que, hoje, o mercado competitivo é cada dia mais exigente e necessita de empresários como o CR que investem e se preocupam com qualidade.

 

Vilagra lembra que a Ceasa-Campinas tem uma infraestrutura e serviços que são modelo em todo país porque está sempre buscando melhorias, num trabalho conjunto com os atacadistas. "Fomos a primeira Ceasa do estado e uma das poucas do Brasil a viabilizar um Banco de Caixas Plásti