Atividades especiais no Varejão da Ceasa encerram Dia Mundial da Alimentação

Uma programação especial no Varejão da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), no sábado, 19 de outubro, encerrou a programação do Dia Mundial da Alimentação de Campinas. Os cerca de cinco mil frequentadores do Varejão tiveram à disposição gratuitamente atividades como orientação nutricional, exposições, serviços de saúde e brindes.
Na avaliação da professora da Unip, Renata Marques, vivemos duas condições aqui no país: tanto de desnutrição quanto de obesidade. “Essas ações com os parceiros Sesi, Senai, Banco de Alimentos, Unicamp e Unip fomentam e fortalecem a questão dos bons hábitos alimentares e ajudam a mudar esta situação. E para isso é fundamental oferecer esta orientação para a população” comentou a professora.
A nutricionista e gerente do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, salientou a importância do trabalho de educação nutricional. “Todo sábado estamos aqui, no Varejão da Ceasa, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras, falando sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura que existe nos alimentos industrializados. Nosso trabalho na alimentação escolar é fazer esse incentivo de frutas, verduras e legumes com as crianças para criar um hábito de consumo saudável desde pequeno”, explicou.
Para Lilian Rocha, coordenadora do Programa Mesa Brasil de Campinas, o Sesc é muito feliz em ter como parceiros o Banco de Alimentos, a Ceasa, o Senai, a Unicamp, a Unip e o Programa de Alimentação Escolar não só na data que discute a alimentação. “É muito importante para o Sesc fazer parte dessa rede que ajuda a combater o desperdício de alimentos e a diminuir a insegurança alimentar dos moradores de Campinas e região”, avaliou. O Mesa Brasil coleta alimentos que perderam o valor comercial de supermercados, produtores rurais, indústrias e distribui para instituições sociais cadastradas no programa.
O Sesc ofereceu uma intervenção artística sobre alimentação saudável e sustentabilidade, temática do Dia Mundial da Alimentação deste ano. “Trouxemos a trupe Cia das Américas, formada por dois atores, a Gloriette Luz e o Leandro Alves. A ideia é fazer intervenções pontuais com as pessoas que estão aqui no Varejão da Ceasa para que conheçam nossos parceiros e participem das atividades que montamos aqui”, afirmou Lilian.
Degustação
O Senai apresentou na programação especial do Varejão dois produtos desenvolvidos por estudantes. Eles trouxeram para degustação um sorvete salgado light - com menos gordura e baixo teor calórico - e um muffin de açaí com recheio de banana e sem glúten, que fica mais leve e é ideal para quem tem intolerância a esse componente. De acordo com a estudante Ana Carolina Zuppello, do curso técnico de alimentos do Senai, os preparos podem ser consumidos por qualquer pessoa e são bastante leves e nutritivos.
Outros parceiros também contribuíram para tornar o sábado especial. A Unilever distribuiu sacolas ecológicas de tecido para os visitantes e a Pharma Essência expôs seus produtos. As ações na área de saúde e orientação contaram com trabalhadores do ambulatório médico da Ceasa, nutricionistas da Central e do Sesi e estudantes da Unicamp e Unip. Houve aferição de pressão arterial, teste de diabetes e abordagem sobre pirâmide alimentar e alimentação saudável. Os profissionais e alunos também falaram sobre alimentos funcionais, como organizar a geladeira, transporte e embalagem adequadas de hortifrútis para evitar desperdícios, além de demonstrarem formas de aproveitamento integral de alimentos.
Debates
O Dia Mundial da Alimentação em Campinas também contou com um ciclo de palestras e debates no dia 16 de outubro, com a participação do prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O evento “II Encontro: Juntos pela Segurança Alimentar e Nutricional e por uma Agricultura Sustentável” aconteceu no Teatro do Sesi Amoreiras e reuniu mais de 400 pessoas entre estudantes, pesquisadores e produtores rurais para refletir sobre o consumo e o atual modelo de produção de alimentos.
As atividades para marcar a data estão foram organizadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Faculdade de Ciências Aplicadas (FAC) da Unicamp; Faculdade de Nutrição da Unip; Prefeitura Municipal de Campinas – por meio da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), do Banco Municipal de Alimentos de Campinas e do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas e Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). Apoiam as ações a Unilever, a Frutas Benassi e a Pharma Essência.