Aumenta procura por produtos de festa junina na Ceasa

Festa junina que se preze tem que ter quentão e muita comida gostosa. No Mercado de Hortifrutis da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) os ingredientes para o cardápio dos arraiais têm aumento de oferta neste mês. E a boa notícia é que seis dos nove produtos mais procurados para as festas tiveram queda de preços, em comparação com 2011.
 
“A procura aumenta 50%, principalmente de pipoca e amendoim. Muitos mercados utilizam estes produtos inclusive na decoração de gôndolas nos mercados para atrair os clientes”, conta Anderson Luis da Silva, vendedor da Itatiba Comércio de Cereais, permissionária da Ceasa. “A venda do gengibre dobra. Além das festas, o consumo aumenta no frio, para uso em chás e na culinária”, explica Maria Cristina de Oliveira, funcionária da Agro Comercial Piovesan.
 
Segundo o técnico de mercado da Ceasa, Davi Santiago Mattos, com o relatório de estatísticas de 2011 é possível observar uma ampliação na oferta de produtos tradicionais para as festas juninas neste período. O gengibre tem um volume ofertado 260% maior este mês que a média do ano todo. Só em junho são comercializados 69 mil quilos do produto contra 27 mil quilos, em média, nos outros meses do ano.
 
O amendoim, com e sem casca, tem média ofertada de 15.600 quilos, mas em junho chega a 24.600, ou seja, 57,69% a mais. A batata doce sai das 315 toneladas médias mensais para 410.700 nesta época, mais 30%. O milho verde tem 11% de aumento na oferta e o de pipoca cresce 11,76%: de 210 mil por mês, para 233.400 e de 3.400 para 3.800, respectivamente.
 
O pinhão é um produto típico e que só é encontrado nesta época. Em 2011, a semente foi comercializada na Ceasa-Campinas apenas entre março e julho. Mas, especificamente em junho, seu consumo cresce 155,93%, subindo da média de 27 mil quilos por mês, para 69.100. O produto que vem da araucária, planta nativa da região sul, tem colheita e comercialização controlada pelos órgãos ambientais para garantir a preservação da árvore.
 
Preços
 
O levantamento da Ceasa da primeira semana do mês de junho de 2011 e de 2012 mostra que entre os produtos típicos da época a maior queda foi do côco seco que está 33,33% mais barato, custava R$ 2,40 o quilo e agora é encontrado a R$ 1,60. O milho de pipoca e o milho verde caíram 18,18% e 13,98%: saíram de R$ 2,20 e R$ 0,93 o quilo - respectivamente, em 2011 - para os atuais R$ 1,80 e R$ 0,80.
 
Também tiveram queda de preço a abóbora moranga (-9,33%), o amendoim sem casca (-7,32%) e o gengibre (-6,52%). Entre os produtos que tiveram aumento nos valores estão o amendoim com casca (16,13%), a batata doce (7,14%) e o pinhão (56,25%).