Aumento do movimento na Ceasa com a proximidade do Natal e Ano Novo

Os últimos dias de 2008 anunciam a proximidade do Natal e do Ano Novo e aumentam o movimento na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A expectativa é de um crescimento de cerca de 20% na oferta e comércio de produtos tanto no Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Central quanto no Mercado de Hortifrutigranjeiros. A Central recebe diariamente, em média, 15 mil pessoas.
 
A gerente do Mercado de Flores, Ana Rita Stenico, ressalta que este ano houve uma oferta 30% maior de pinheiros e poinsétias, mais conhecidas como bico-de-papagaio, do que em 2007. &rdquoEntre os meses de novembro e dezembro foram colocados a venda cerca de 50 mil tuias e 195 mil vasos de poinsétia, contra 20 mil pinheiros e 150 mil bicos-de-papagaio no ano passado, aponta a gerente. Além disso, ela explica que o número de mercadorias vendidas dobra em dezembro quando comparado aos outros meses do ano. É a segunda melhor data do setor. As flores mais procuradas são na cor vermelha, tradicional de Natal, como as begônias e rosas por combinarem com a decoração clássica da celebração.
 
Acessórios
 
Final de ano também representa crescimento no setor de acessórios da Ceasa. Aumenta o comércio de complementos para a decoração como fitas, cachepôs, sacos, papéis de presentes, cestas e enfeites de Natal como bolas, estrelas e laços. Para Cínthia Cristina de Araújo, gerente comercial da Albano Acessórios, em 2008 houve uma elevação de 10% nas vendas.Para o Natal, cachepôs em vermelho e verde, cores do Natal, são muito procurados para armazenares as poinsétias, explica. Já para a festa de Reveillon, a gerente conta que fitas nas cores branca, prata e azul são as preferidas, assim como vasos de acrílico para a decoração do local.
 
Hortifrutis
 
Além da decoração, as pessoas também capricham no cardápio para as ceias de Natal e Reveillon.A média de comercialização gira em torno de 54 mil toneladas por mês, mas a expectativa para dezembro deste ano é chegar em 64 mil toneladas de produtos vendidos, informa o gerente do Mercado de Hortifrutis da Ceasa, Laurismaradno Morais da Fonseca. É o melhor período para frutas, verduras e legumes, conta Fonseca, pois o calor característico da época favorece o consumo destes produtos e as festas também ampliam as vendas.
 
Além disso, há muitos hortifrutis em plena safra, principalmente as frutas. Abacaxi, ameixa, figo, lichia, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e uva estão entre as mais procuradas no período. Alguns legumes e raízes também são destaques na produção de pratos salgados e como pimentão verde, tomate, vagem, batata, cebola e cenoura.
 
Para Antônio Navarro, proprietário da Agro Comercial União, a proximidade do final de ano ajuda o setor.Podemos concluir que a comercialização aumenta cerca de 30% em dezembro, principalmente entre os dias 20 a 24, explica. João Benassi, da Frutas Benassi também está otimista. Ele acredita que vai elevar em 15% suas vendas em relação ao ano passado.Já percebemos uma grande procura, mas, por se tratar de produtos perecíveis, as vendas são mais fortes mesmo de 21 a 24 de dezembro e depois também temos um aumento nas vésperas do Reveillon, explica. 
 
Serviço
 
Natal e Ano Novo são os únicos feriados em que os Mercados da Ceasa-Campinas não abrem. Confira o funcionamento da Central no período e em caso de dúvidas os telefones são: Mercado de Flores: (19) 3746-1047 e Mercado de Hortifrutis (19) 3746-1010.

 
Mercado de Flores:

--24 e 31 de dezembro: funcionamento facultativo (cada permissionário decide se abre ou não), das 8h às 12h.
--25 de dezembro e 1º de janeiro: o Mercado não abre.
--26 de dezembro e 2 de janeiro: funcionamento facultativo (cada permissionário decide se abre ou não), das 8h às 16h30.
--27 de dezembro e 3 de janeiro: funcionamento facultativo (cada permissionário decide se abre ou não), das 8h às 13h.

Mercado de Hortifrutis:

--Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro: o Mercado não abre.
--24 e 31 de dezembro: o Mercado abre às 6h e encerra as atividades às 12h.

Administração:

Á área administrativa da empresa não irá funcionar nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, 1 e 2 de janeiro.